Praia do Francês: avanço busca certificação “Bandeira Azul”

Execução do projeto deverá acontecer até dezembro de 2014

23/08/2012 11:58

A- A+

Márcio Ândrei com divulgação

compartilhar:

Marechal Deodoro é um dos oito municípios alagoanos inscritos, com a praia do Francês, que avança nas etapas para a conquista da certificação do programa Bandeira Azul. Com a implantação do projeto na terceira fase, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e demais órgãos e entidades que integram o Comitê Gestor, discutiram os critérios na última terça-feira, 21, no sítio Fortaleza .

Aberta pela secretária-adjunta de Turismo, Raquel Tenório, a reunião teve como objetivo principal examinar cada um dos 34 critérios de certificação pré-estabelecidos pelo programa, averiguando as ações conclusas, definindo os responsáveis pelos trabalhos, além de agilizar o que precisa ser encaminhado.

Herbert Freire de Araújo, representante da Secretaria Municipal do Turismo de Marechal Deodoro, apresentou o projeto Bandeira Azul, onde contou com a presença dos secretários municipais do Meio Ambiente e de Infraestrutura locais; a diretora de Articulação, Negócios e Investimentos da Setur, Mell Bezerra, representante da Desenvolve (Agência de Fomento de Alagoas); Associação Comercial de Marechal Deodoro, IFAL (Campos MD) e da cadeia produtiva local como o Núcleo Arte nossa, Ecoscuba, Hotéis Ponta Verde e Assertsul.

Com o andamento da análise dos critérios, que são definidos dentro de quatro pilares: educação ambiental, balneabilidade, infraestrutura e sustentabilidade, ficou definido o Comitê Executivo, composto por órgãos federais, estaduais e municipais (de Marechal Deodoro), além da coletividade da Praia do Francês, que estarão envolvidos diretamente para que as condições impostas sejam cumpridas.

De acordo com Raquel Tenório, a intenção é que, numa parceria entre o Governo do Estado e a prefeitura de Marechal Deodoro, até dezembro de 2014 a Bandeira Azul seja hasteada na praia do Francês. “Este deve ser um projeto-piloto, e o governo do Estado está aberto para apoiar os outros municípios candidatos”, enfatiza.

Para Mell Bezerra, interlocutora do projeto pela Setur, é necessário um trabalho em conjunto para a efetiva implantação, onde o interesse e envolvimento dos órgãos públicos e da coletividade local são de fundamental importância. .

Marcada para o dia 5 de setembro, uma nova reunião dará continuidade ao processo possibilitando chegar à quarta etapa, que é a inspeção pela comissão julgadora do Instituto Ambiental Ratones, responsável pelo programa no Brasil.
 

Primeira Edição © 2011