Juntas Comerciais da Paraíba e do Amazonas visitam Alagoas

Juceal desenvolveu chancela digital e é referência na simplificação da abertura de empresas

23/08/2012 15:52

A- A+

Divulgação

compartilhar:

A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) recebe, ao longo desta semana, representantes das Juntas dos estados do Amazonas e da Paraíba, que vieram à Maceió para conhecer as práticas adotadas na implantação da Redesim e a chancela digital que simplifica a abertura de empresas. Trata-se do reconhecimento das atitudes de inovação da Junta de Alagoas, que investe em praticidade e tecnologia.

Para o presidente da Junta Comercial do Estado da Paraíba, Aderaldo Gonçalves, é importante conhecer detalhes da chancela digital. Desenvolvida totalmente por parte da Juceal, a nova ferramenta garante mais segurança e transparência nos processos autenticados pela Junta.
A criação da chancela digital é uma inovação do estado de Alagoas, que pretende fechar um convênio para disponibilização para as outras unidades da federação, como no caso da Paraíba. “Para nós é extremamente importante a troca de informações com Alagoas e a possibilidade de intercâmbio de tecnologia”, garante Aderaldo Gonçalves.

O diretor de Tecnologia da Informação da Juceal, Álvaro de Oliveira, explica que a grande diferença do atual sistema, é que na antiga chancela não existia forma de conferência para computador, por ela possuir mais de 40 anos. “Além de facilitar nesse aspecto, a nova chancela não permite alteração no processo após a conclusão do procedimento e possui rastreamento do mesmo”, informa Álvaro de Oliveira.

A assinatura digital é a garantia que o usuário tem, ao enviar informações pela Internet, de que seus dados não serão adulterados, além de dar ao destinatário a certeza de que está recebendo tais informações do verdadeiro remetente. Os estados do Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Mato Grosso e Sergipe estão agendados para conhecer a chancela desenvolvida por Alagoas.

Redesim

Com a implantação da Redesim em fase final, Alagoas também tem atraído a atenção de outros estados pelo pioneirismo de suas práticas neste setor. Nestas quarta (22) e quinta-feira (23), a Juceal, juntamente com o Sebrae/AL, receberam a visita de representantes estaduais e municipais da implantação desse sistema no Amazonas. Além destes, estiveram presentes integrantes do Corpo de Bombeiros de Alagoas, da Secretaria de Finanças de Maceió e a Vigilância Sanitária.

Quem deu início à reunião foi a diretora técnica do Sebrae/AL, Renata Fonseca. Em sua fala ela explicou que o trabalho de implantação da Redesim é importante para estimular e regularizar o empreendedorismo através da desburocratização dos procedimentos envolvidos na abertura de empresa, gerando mais desenvolvimento para o estado.

“O trabalho realizado visa agilizar a abertura e alteração empresarial e o sistema deve ser um reflexo da realidade, sendo o mais simples possível para o usuário. Não se deve informatizar a burocracia, fazendo da Redesim um fim, mas o início da praticidade e inovação”, afirma Renata Fonseca.

Logo após, José Lages Júnior, presidente da Junta Comercial do Estado de Alagoas, apresentou um panorama geral da implantação da Redesim. O estado já conta com 80 municípios com o módulo consulta prévia implantado. Além disso, a integração de órgãos como bombeiros e Instituto do Meio Ambiente, SMCCU – responsável pela consulta prévia em Maceió –, secretaria da Fazenda, secretaria de Finanças Municipal, Vigilância Sanitária e Receita Federal, mostram o envolvimento das partes componentes no processo da abertura e alteração de empresas.

“Viajamos para todos os municípios com representantes da Junta Comercial e do Sebrae. Realizamos uma sensibilização para os órgãos envolvidos, explicando que a Redesim é uma obrigação federal e que só traria benefícios para o município”, explicou José Lages.

O secretário geral da Junta Comercial do Amazonas, Edmilson Barbosa, avaliou a visita como positiva, já que os visitantes tiraram suas dúvidas quanto à implantação, que encontra-se em fase inicial em Manaus.

“A maior dificuldade que temos lá é a parceria com os órgãos públicos. Mas nessa reunião, contamos com a presença deles aqui em Alagoas, para visualizarem as melhorias que o sistema trará e agora acredito que essa relação fluirá mais fácil”, concluiu.

Depois dos questionamentos quanto à implantação, os visitantes tiveram uma exibição de funcionamento do portal Facilita Alagoas. Para finalizar o segundo dia, a comitiva de Manaus assistiu à abertura de uma empresa em tempo real através do sistema. 

Primeira Edição © 2011