Suíça e Gabão empatam no futebol e deixam grupo embolado

Seleções estão com um ponto ganho no grupo B, assim como México e Coreia do Sul, que ficaram no 0 a 0

26/07/2012 12:37

A- A+

R7

compartilhar:


A Suíça e o Gabão estrearam nos Jogos Olímpicos de Londres nesta quinta-feira (26). As seleções masculinas de futebol dos dois países se enfrentaram pela primeira rodada do torneio em Newcastle, mas ficaram no 1 a 1.

Com o resultado, o grupo B das Olimpíadas ficou embolado, já que, mais cedo, México e Coreia do Sul ficaram no 0 a 0. Todas as seleções marcaram um ponto, mas suíços e gabonenses estão na frente por terem feito um gol.

A seleção suíça começou melhor na partida, fazendo marcação no seu campo de ataque. Já os africanos estavam completamente desorganizados no campo do St James Park, em Newcastle.

A pressão deu certo e a Suíça largou na frente logo no início, após uma trapalhada do zagueiro Ndong.

O gabonense tentou cortar uma bola dentro da área, mas acabou acertando o atacante Emeghara. Mehmedi, atacante do Dinamo de Viev, não perdoou e converteu o pênalti. Mas o juiz colombiano Wilmar Roldan marcou invasão e mandou voltar a cobrança.

Na segunda tentativa, Mehmedi trocou de lado e deslocou o goleiro novamente, marcando o primeiro da partida.

Os suíços continuaram pressionando no campo de ataque e dificultando a saída de bola do Gabão. Os europeus, no entanto, não conseguiam criar chances claras de gol.

A partir dos 30 minutos da primeira etapa, o gabão conseguiu se reposicionar em campo e controlar a pressão suíça. O meia Madinda, jogador do Celta de Vigo da Espanha, começou a encaixar a bola nas costas da zaga europeia, aproveitando a linha avançada dos suíços.

O atacante Aubameyang recebeu duas bolas na frente, mas nenhuma delas de frente para o gol, e, por isso, não conseguiu converter. As boas saídas do goleiro Benaglio, que defende o Wolfsburg, da Alemanha, também dificultavam a ação do atacante.

Mas a insistência do Gabão foi recompensada aos 44 minutos da primeira etapa. Aubameyang recebeu um lindo passe de Ndoumbou, novamente nas costas dos zagueiros. Foi a primeira bola que o atacante recebeu de frente para o gol. E, dessa vez, ele não desperdiçou. Partida empatada.

No segundo tempo, a Suíça conseguiu reorganizar a defesa, dificultando as investidas do Gabão. Os africanos tinham a posse de bola, mas chegavam sem qualidade ao campo de ataque, e não conseguiam levar perigo à meta de Benaglio.

Os suíços, sem a bola, também não conseguiam chegar com perigo ao ataque. Os europeus tiveram uma única chance após a entrada de Kasami, aos 67 min, jogador do Fulham da Inglaterra.

Um minuto depois, Kasami mostrou que estava se sentindo em casa. Ele recebeu na intermediária e disparou de esquerda, para a defesa de Ovono.

Veja os dois gols da partida abaixo.

A próxima partida do Gabão será contra o México, no domingo (29), às 10h30 (horário de Brasília), no estádio da cidade de Coventry. Logo após, no mesmo local, os suíços enfrentarão os sul-coreanos, às 13h15.

Primeira Edição © 2011