Livro reúne netos e avós na redescoberta de palavras

Minidicionário da Vovó traz palavras que as novas gerações desconhecem

26/07/2012 14:31

A- A+

Marcos Filipe Sousa

compartilhar:

Jururu, Gulodice e Cipuada. Muitos jovens provavelmente não sabem o que significam essas palavras, mas se perguntarem aos avós, eles concerteza explicarão cada uma. Nesta quinta-feira (26) em que se comemora o dia deles, o Primeira Edição conversou com a professora aposentada Maria Soares de Souza, autora do livro Minidicionário da Vovó.

Ao 68 anos, ela disse que a ideia do livro surgiu depois de perceber que algumas palavras usadas por ela, os netos não entendiam. “Comecei a listá-las e colocar os significados ao lado. Depois em algumas conversas com outros amigos fui ampliando o vocabulário e aos poucos o livro foi sendo formado”.

O trabalho de pesquisa e organização do material levou cerca de dois anos com ao seu lançamento na Bienal de 2007. “Nunca pensei que fosse vender tanto”, explicou. A pesquisa em novas palavras continou, o que levou a uma segunda edição mais completa em 2009. Além do dicionário com as palavras, Maria Soares acrescentou textos em que conta o cotidiano da sua infância.

Os primeiros testes foram realizados com o netos. “Nas viagens eles já não me perguntavam quando falava alguma palavra estranha, porque já tinham lido no livro” e continou: “Outra surpresa que tive foi de um médico geriatra que comprou três exemplares, um para a sogra, outro para a mãe e um para o seu consultório”.

Sobre o seu relacionamento com os netos, ela se colocou bastante preocupada com a sociedade atual: “Todos os dias eu rezo por eles e peço que as avós faça

Marcos Filipe Sousa

m a mesma coisa. Sinto que a juventude está cada vez mais distante de nós”. E se eles gostam de ir a casa dela? Maria Soares respondeu da seguinte forma: “Quando faço uma galinha velha na panela a casa fica lotada”.

No fim da conversa, a professora pediu que os netos nunca deixem de visitar os seus avós. “Mesmo que eles estejam em uma cama e não tenham mais condições de conversar, um simples carinho e a presença contam muito na vida de um idoso”, explicou.

O livro está disponível em todas livrarias em Maceió e ela ainda deixa a dica: “Netos e avós se divertem quando leem juntos e quando ouço esses testemunhos, é uma alegria para mim”.
 

Primeira Edição © 2011