Com festa e estreia de Seedorf, Botafogo recebe o Grêmio no Engenhão

Primeiro jogo do holandês no Brasil é a grande atração da rodada. Expectativa é de estádio cheio

22/07/2012 06:53

A- A+

iG

compartilhar:

O momento aguardado por todos os torcedores do Botafogo, e também pelos apreciadores do bom futebol, chegou. Neste domingo, às 18h30, no Engenhão, o meia holandês Clarence Seedorf fará sua estreia com a camisa do time de General Severiano diante do Grêmio, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Principal contratação da equipe carioca para a temporada, Seedorf não realizou nenhum coletivo com os companheiros, mas seu condicionamento físico foi elogiado pelos preparadores físicos do clube. E o entrosamento do novo reforço com os companheiros parece cada vez maior. Além disso, a expectativa é de casa cheia. Até noite de sábado, 17122 ingressos haviam sido vendidos, sem contar os sócios-torcedores.

Apoio que o holandês espera devolver com bons jogos. "Espero fazer um grande jogo e retribuir o carinho que recebi desde minha chegada ao Botafogo. Sei que só vou conseguir isso com muito trabalho e fazendo bons jogos", disse Seedorf. 

Outra atração é o confronto direto pela presença na zona de classificação para a próxima Libertadores. O Grêmio, que está motivado pela vitória de 3 a 1 sobre o Sport, tem 18 pontos e roubou a quarta posição do Botafogo no meio de semana. Os cariocas, com 17 pontos, deixaram a faixa de classificação para a Libertadores.

"Será um jogo muito complicado pela qualidade do time do Grêmio e pelo fato de serem duas equipes que fazem campanhas muito parecidas. Fica difícil apontar até mesmo um favorito. Porém, como vamos jogar na nossa casa e contando com o apoio da torcida, precisamos muito da vitória e temos condições de conquistá-la", disse o zagueiro Fábio Ferreira.

Para a entrada de Seedorf, um dos três meias da equipe perderá a condição de titular. Entre Fellype Gabriel, Andrezinho e Vitor Junior, é o primeiro quem deverá deixar o time. No ataque o treinador tem uma dúvida, pois Elkeson, se recuperando de dores no tornozelo esquerdo, poderá retomar o posto caso melhore, deixando Rafael Marques como opção no banco.

Agência O GloboO Grêmio conta com a boa fase para tentar frustrar a estreia da nova estrela do Botafogo. O time vem de duas vitórias na competição. Ganhando neste domingo e batendo um adversário direto, se mantém no G4.

O técnico Vanderlei Luxemburgo contaria com a volta do zagueiro Werley, que cumpriu suspensão na rodada passada, mas o jogador sentiu dores no tornozelo e foi cortado da partida deste fim de semana. Em seu lugar, o treinador deve optar pela entrada de Vilson. Já o atacante Kleber fica fora por receber o 3º cartão amarelo.

A dúvida está no substituto. O garoto Leandro, 19 anos, é o favorito para a posição. No jogo passado, contra o Sport, ele deixou o banco de reservas e fez dois gols, sendo fundamental na virada de 3 a 1. André Lima é a outra opção.

Quando o assunto é Seedorf, o Grêmio conta com um ‘olheiro’ dentro do clube. O ex-volante Émerson, atual auxiliar técnico, jogou com o holandês no Milan.

“Conversei com o Emerson, que teve a oportunidade de trabalhar com ele, e a gente sabe que é um jogador de muita força, inteligência e qualidade técnica. Temos que diminuir os espaços e não deixar ele pensar a jogada. Quem for marcar ele deve ficar perto sem dar espaços”, disse o volante Fernando.

FICHA TÉCNICA - BOTAFOGO X GRÊMIO

Local: Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 22 de julho de 2012, domingo
Horário: 18h30(de Brasília)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Assistentes: Vicente Romano Neto (SP) e Danilo Manis (SP)

BOTAFOGO: Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Lucas Zen, Renato, Seedorf, Andrezinho e Vitor Junior; Elkeson (Rafael Marques)
Técnico: Oswaldo de Oliveira

GRÊMIO: Marcelo Grohe, Tony, Vilson, Gilberto Silva e Pará; Fernando, Souza, Elano e Zé Roberto; Leandro e Marcelo Moreno
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Primeira Edição © 2011