Com chuva e final emocionante, Alonso faz a pole; Massa é 14°

21/07/2012 07:54

A- A+

Terra

compartilhar:

A chuva que castigou os pilotos da Fórmula 1 no final de semana voltou a atrapalhar na manhã deste sábado e acrescentou emoção ao treino qualificatório para o GP de Hockenheim. Em um Q3 com sucessivas trocas de pole position, Fernando Alonso, da Ferrari, conquistou o direito de largar na primeira colocação. Felipe Massa foi o melhor brasileiro, em 14°.

Sebastian Vettel, da Red Bull, ameaçou seriamente as pretensões do piloto espanhol no final do Q3, mas acabou com a segunda posição do grid. Nos últimos minutos de treino, a pista começou a secar, permitindo que os pilotos baixassem os tempos e acirrassem a briga pela pole position. Faltando dez segundos para o cronômetro zerar, Alonso, que já liderava a sessão, marcou 1min40s621. Vettel já estava em volta rápida e teve sua última chance de obter a primeira posição, mas ficou longe da marca estabelecida pelo espanhol da Ferrari.

Em terceiro ficou Mark Webber, que terá de largar em oitavo por ter sido punido com a perda de cinco posições no grid de largada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), pela mudança da caixa de câmbio. Correndo em casa, Michael Schumacher herdou a terceira posição e a terá boas chances de pódio diante da torcida alemã. Dessa forma, a segunda fila em Hockenheim será ocupada pelo heptacampeão da categoria e Nico Hulkenberg, ambos pilotos da casa.

Já os brasileiros não resistiram ao conturbado clima do final de semana na Alemanha e caíram no Q2: Felipe Massa errou na última oportunidade de cravar tempo com pista seca e ficou na 14ª posição, enquanto Bruno Senna, com problemas de aderência, fez o 16° tempo da qualificação.

Apesar da forte chuva que fechou o terceiro treino livre em Hockenheim na manhã deste sábado, a pista do circuito estava seca e em boas condições para o início da qualificação. Com previsão de mais queda d'água, as equipes aproveitaram os primeiros minutos do Q1 para definir suas voltas rápidas. A primeira parte terminou sem incidentes por conta do clima conturbado na Alemanha.

As HRT de Pedro de La Rosa e Karthijeyan não passaram ao Q2, assim como as Marussia de Timo Glock e Charles Pic, as Caterham de Vitaly Petrov e Heikki Kovalainen e a Toros Rosso de Jean-Eric Vergne. Já no Q2, as equipes tiveram menos de três voltas para buscar o melhor tempo antes de a chuva complicar muito o desempenho das máquinas - nessa situação, os brasileiros não conseguiram se safar.

Felipe Massa não conseguiu volta rápida com a pista seca e acabou na 14ª colocação, enquanto que Bruno Senna ficou com o 16º lugar. "A primeira volta era aquela que devia ser a melhor para entrar, e eu acabei errando naquela volta. Passei reto na curva 9, acabei perdendo tempo e o Alonso estava próximo. Ele me ultrapassou, e eu perdi mais tempo", disse Massa à Rede Globo, após o treino.

Nico Rosberg, Romain Grosjean, Kamui Kobayashi, Sergio Perez e Daniel Ricciardo também caíram no Q2. Nos primeiros minutos de Q3, a chuva forte preocupou muito as equipes - Michael Schumacher e Lewis Hamilton chegaram a sugerir a paralisação do treino por conta da quantidade de água na pista e o perigo da aquaplanagem.

A ligeira melhora das condições acabou causando um final de treino emocionante: Mark Webber, Michael Schumacher, Lewis Hamilton e Sebastian Vettel chegaram a ficar com o melhor tempo até o líder do campeonato, Fernando Alonso se destacar, conseguindo a segunda pole position da temporada - mais uma vez na chuva, como em Silverstone.

Primeira Edição © 2011