Mergulho autônomo se torna mais uma opção esportiva em Alagoas

Os instrutores de mergulho autônomo e proprietários da Let´s Dive, Miguel e Fernanda, afirma que o esporte também é saudável

20/07/2012 15:42

A- A+

Marcelo Alves

compartilhar:

Praticar esporte ao ar livre é uma boa dica de qualidade de vida que é recomendada por especialistas da área de medicina. Mas os proprietários da Let’s Dive, Luis Miguel e Fernanda Paiva, também recomendam, sem contrariar as orientações médicas, que também o mergulho autômono como outro tipo de prática esportiva e necessária para promoção de um bem estar e uma vida saudável e que pode ser feita no litoral alagoano. 

De acordo com Miguel, que é instrutor de mergulho autômono há seis anos, o esporte marítimo contribui para melhoria na respiração, bem como diminuir o estresse e aumentar o poder de concentração. Além dos benefícios para a saúde, Luis Miguel afirma que o esporte proporciona aos praticantes contato com a natureza que existe no fundo do mar, bem como com parte da história mundial.

Foto: Let's Dive

Assim como todos os esportes, Miguel garante que o mergulho autônomo é seguro e o risco de acidente é de 0.4%. “Esse percentual revela que o risco de acidente e menor que o do futebol”, disse Luis Miguel.

Já Fernanda faz questão de ressaltar que o esporte não é radical. “O mergulho autônomo não é radical como, por exemplo, soltar de paraquedas”, disse Fernanda Paiva.

Let's Dive

O interessante deste esporte, como explicaram Miguel e Fernanda, é que para praticá-lo não precisa saber nadar. “Para quê saber nadar se o objetivo é para afundar?!”, disse Fernanda.

Para praticar o esporte aquático é preciso fazer um curso de mergulho autônomo, que pode ser feito na escola Let's Dive, de propriedade de Miguel e Fernanda. Miguel garante que com o certificado do curso básico de mergulho, que é fornecido pela PADI (Professional Association of Diving Instructors), o atleta fica habilitado e preparado para praticar o esporte em qualquer parte do mundo sem correr risco de sofrer acidente, ao menos que não utilize os equipamentos de segurança necessários ou quebre as regras de segurança.

Let's Dive

Miguel explicou que os cursos de mergulho vão do básico até a profissionalizante. Durante o curso básico os participantes receberão aula teórica, prática em piscinas e também quatro mergulhos no mar. Já no curso avançado os alunos irão expandir seu conhecimento em cinco áreas do mergulho, como por exemplo, mergulho profundo, em naufrágios e fotografia subaquática. Após esses esses cursos os alunos poderão desfrutar dos 4 principais naufrágios de Alagoas: Dragão (35 metros e profundidade), Draguinha (35 metros), Sequipe II (29 metros) e Itapagé (27 metros).

Foto: Let's Dive

O Itapagé encontra-se submerso mar de Lagoa Azeda, que fica a 12 milhas da costa. O navio de 1927 foi atingido por dois torpedos do submarino alemão U-161. Além dos naufrágios, pode ser vistos no fundo do mar arraias, cavalos marinhos, tartarugas além de outras espécies de animais marinhos bem como uma variedade de flora marítima.

SERVIÇO

O QUE: Mergulho autônomo
ONDE: Let’s Dive, Av. Dona Constança, 1920, Jatiúca, Maceió-AL
CONTATO: (82) 3316-5385 ou (82) 9989-4942
 

Primeira Edição © 2011