Futebol: CPC divulga esquema de policiamento para a rodada do final de semana

19/07/2012 15:23

A- A+

Assessoria

compartilhar:

O Comando do Policiamento da Capital realizou na tarde de hoje, dia 19, uma coletiva onde foram divulgadas as principais ações da Polícia Militar e órgãos parceiros, nas partidas de sábado e domingo das séries “B” e “D” do Campeonato Brasileiro, a serem realizadas no Estádio Rei Pelé.


O jogo do sábado trará a campo os times do Clube de Regatas Brasil (CRB) e Joinville Esporte Clube, que disputam uma vaga na série “A”, e o jogo do domingo trará o Clube Sportivo Alagoano (CSA) contra o Associação Olímpica de Itabaiana. Para as duas partidas, o coronel Gilmar Batinga, comandante do policiamento da capital, frisou que o acesso ao estádio estará dividido por torcida comum, torcida organizada e torcida visitante.

No jogo do sábado, serão abertas quatro rampas de acesso, onde a rampa “2” (em frente ao Hospital de Urgência e Emergência) será exclusivamente utilizada para acomodação da torcida organizada do CRB. Já as rampas “1” e “3” serão para os torcedores comuns, que não estiverem caracterizados com a camisa ou qualquer objeto pertencente à organizada. Por fim, a rampa “4” (abaixo do placar eletrônico) será exclusiva para a torcida do Joinville.

O jogo entre CSA e Itabaiana será no domingo e também contará com algumas regras de policiamento. Três rampas serão abertas sendo a de número “3” destinada exclusivamente à torcida organizada do CSA, a de número “1” aos torcedores comuns, e a de número “3” à torcida do Itabaiana. A rampa de número “4” estará isolada.

Para preservar a integridade física dos torcedores do clube visitante, também foi montada um esquema onde a polícia interceptará o veículo que conduz os mesmos em certo ponto, os levará ao estádio e os acompanhará também a determinado ponto da viagem. As informações de quantos torcedores, o itinerário e a hora que estarão chegando foi passada pelo clube com mando de campo.

As revistas serão feitas, inicialmente, em ambulantes e demais pessoas que trabalham internamente no estádio. Às 14h20 ficou pré-estabelecido que a torcida organizada dos times começariam a entrar com bandeiras, faixas e demais acessórios para evitar tumulto minutos antes da partida. Vale ressaltar que será permitida a entrada de “bambus” com “bandeirões”, desde que haja o cadastramento prévio do responsável pelo material, sendo este indicado pelo presidente das organizadas.

A estimativa é de que aproximadamente 10 mil pessoas compareçam em cada dia, e que a PM entre com um efetivo de 150 homens apenas no interior do estádio. As regiões circunvizinhas também terão policiamento reforçado pela cavalaria, batalhões operacionais e de área, SMTT (que fará o controle do tráfego e aumentará o número de coletivos rodando ao final do jogo) e SMCCU.

As torcidas organizadas permanecerão no estádio por aproximadamente 40 minutos esperando os demais torcedores saírem, como de costume. Também não será permitido o acesso de pessoas com qualquer produto que caracterize as torcidas organizadas, no espaço destinado à torcida comum. Após o jogo, os policiais se deslocarão aos principais pontos de ônibus e avenidas para realização do policiamento preventivo nas ruas.

Primeira Edição © 2011