Segunda Língua é obstáculo para estudantes irem ao exterior em Alagoas

Dado foi revelado pelo Reitor da Uneal Jairo José Campos em uma entrevista

18/07/2012 13:22

A- A+

Marcos Filipe Sousa

compartilhar:

Em entrevista a Rádio Gazeta na tarde desta quarta-feira (18) o Reitor da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Jairo José Campos, revelou que o conhecimento em uma segunda língua é o principal obstáculo dos estudantes alagoanos para estudarem no exterior.

O reitor explicou que o processo de seleção acontece através do projeto do Governo Federal Ciência Sem Fronteiras. “Um professor do exterior entra em contato com outro aqui do Brasil para a elaboração de um projeto, onde acontece a troca de alunos”, explicou.

Jairo Campos disse que a maioria dos estudantes em Alagoas está se encaminhando para Universidades de Portugal devido a língua. “As instituições da Alemanha são as que ofertam o valor mais alto das bolsas, mas como as aulas são em inglês ou na língua local, muitos universitários ficam de fora”, revelou.

Ele explicou que incentiva seus alunos a estudarem outros idiomas. “Sempre nas aulas falo da importância em conhecer outras línguas. Essa a primeira atitude de quem quer estudar fora”, completou.

Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. Para entrar nele, o aluno deve procurar o setor de Relações Internacionais da sua instituição de ensino superior.
 

Primeira Edição © 2011