CSA: a paixão de uma multidão

17/07/2012 15:25

A- A+

Jorge Vieira – Jornalista

compartilhar:

O Centro Sportivo Alagoano (CSA), tem origem em uma faixa social constituída de pessoas simples, encravada na periferia de Maceió às margens da Lagoa Mundaú, com sede localizada no bairro do Mutange, foi criado em sete de setembro de 1913. Desde o seu nascimento, é caracterizado como um clube de massa! Esta é a marca que o define e impulsiona mentes e corações de milhões de pessoas pelo mundo afora. O seu azul e o branco expressam a alegria, a candura e a paixão!

Para conhecer detalhes da história do CSA, basta acessar o Site Oficial onde encontrará a riqueza de detalhes sobre taças, troféus, campeonatos estaduais, regionais e internacional. Aqui, portanto, o que interessa analisar é a sua importância para o desenvolvimento do futebol e do Estado de Alagoas.

Independentemente do clube e da preferência de uma parte da população alagoana, pode-se contatar que, nos quase cem anos de sua existência, o clube azulino conseguiu revelar craques para o cenário nacional, técnicos renomados internacionalmente, além de movimentar milhões de pessoas em torno de sua trajetória.

Dentre as muitas vitórias e conquistas de títulos, fases difíceis ocorreram, como a de ser rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Alagoano. Mas, mesmo assim, independente dos resultados, o torcedor azulino não arredor o pé de acompanhar os seus jogos nos estádios da capital e do interior, de vestir a sua camisa e cobrar dos seus dirigentes um posicionamento firme para recolocá-lo no lugar onde foi consagrado.

Em 2012, aos poucos, o CSA está voltando com sua força máxima de sua torcida e retomando a liderança no cenário futebolístico. Na disputa do Campeonato Alagoano, ascendeu com força e mostrou o brilho nos estádios lotados por onde jogou. E conquistou a vaga para disputar a série D do Campeonato Brasileiro. E já pode-se observar, nas três partidas que disputou, conquistou três ponto em seus domínio – o famoso Trapichão -, sobre o time baiano Vitória da Conquista; uma vitória e um empate nos campos dos adversários, respectivamente, o Feirense do Senhor do Bonfim, Bahia, e Sousa, na Paraíba.

Em nível social, indiscutivelmente, o CSA promove o bem estar social da maioria da população alagoana! A existência do clube, sua história e suas conquistas consegue mobilizar um capital social que nenhum outro clube consegue nesta circunscrição! Mais ainda, movimenta a economia, com a compra de ingressos e de camisas e calções, além de outros elementos agregados a grande efervescência do torcedor em dias de jogos, gerando empregos e renda para diversos segmentos sociais.

Reconhecendo a importância social e econômica do CSA para o Estado de Alagoas, particularmente para Maceió, o vereador Sílvio Camelo (PV/AL) conseguiu aprovar projeto de lei na câmara de Vereadores de Maceió, transformando-o em entidade de utilidade pública.
 

Primeira Edição © 2011