Governo se reúne com o MST para discutir irrigação no Sertão

Na reunião, o Governo assumiu com o MST o compromisso de pleitear recursos para a retomada do projeto estimado em cerca de R$ 50 milhões

16/07/2012 14:31

A- A+

Redação

compartilhar:

O secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, discutiu com representantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) o desenvolvimento do projeto de irrigação e abastecimento da Adutora de Usos Múltiplos, em Olho D’Água do Casado em uma reunião na manhã desta segunda-feira (16).

Na reunião, o Governo assumiu com o MST o compromisso de pleitear recursos para a retomada do projeto estimado em cerca de R$ 50 milhões, ampliando para o consumo humano da água. Depois das etapas burocráticas, as obras devem começar no primeiro timestre de 2013.

Segundo a secretaria, o projeto da Adutora de Usos Múltiplos foi iniciado e interrompido há cerca de 10 anos e agora será readequado em conjunto com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), e levado ao Ministério da Integração Nacional. Um novo projeto executivo deve ser elaborado de modo a garantir a captação dos investimentos junto ao Governo Federal.

A Seinfra trabalha em conjunto com a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) para montar grupos de trabalho de atuação in loco, estudando a necessidade de investimentos para a conclusão de projetos de irrigação. O projeto da Adutora de Usos Múltiplos prevê a irrigação de áreas que serão destinadas a pequenos produtores do Sertão, previamente selecionados e capacitados, para a utilização da terra para a agricultura e a pecuária familiar. 

Também participaram da reunião o secretário adjunto de Projetos Especiais e Irrigação da Seinfra, Alzir Lima, o engenheiro do Incra em Alagoas, Hugo Santos, a secretária executiva do Comitê Estadual de Mediação de Conflitos Agrários, Cristina Rocha, e outros representantes da Seinfra, do MST e do Centro de Gerenciamento de Crises da Polícia Militar.

Com informações Ascom Seinfra.
 

Primeira Edição © 2011