Disque Denúncia de Alagoas registra aumento no número de ligações

Denúncias têm ajudado polícias a esclarecer crimes e prender infratores; massificação do 181 faz parte das estratégias de combate à criminalidade

11/07/2012 15:49

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Com a nova campanha institucional em divulgação na mídia, as ligações para o Disque Denúncia Integrado vêm aumentando nos últimos meses, ajudando a polícia alagoana a esclarecer os mais diversos tipos de crimes e a prender transgressores da lei. A massificação do número 181 também faz parte das estratégias de combate à criminalidade com ações de prevenção e repressão qualificadas do programa Brasil Mais Seguro – Alagoas.

Segundo levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds), após a implantação sistema integrado, o número de denúncias triplicou no período de dez meses. Enquanto que entre outubro e fevereiro a média diária de ligações era de 5,5, em junho, ela subiu para 11,3, chegando este mês a mais de 25 ligações diárias.

Após o lançamento do programa Brasil Mais Seguro, foi ultrapassada a marca de 2.260 ligações. Do total de denúncias formuladas pela população, a maior parte vem de ocorrências policiais registradas na capital e originárias dos bairros do Tabuleiro, Benedito Bentes e Jacintinho.

No interior, as cidades que registraram o maior número de ocorrências são Rio Largo, Arapiraca e Marechal Deodoro. O levantamento aponta ainda que os tipos de crime mais denunciados são tráfico de drogas, homicídio e roubo.

Após o recebimento da denúncia, as informações são encaminhadas no prazo máximo de 48 horas aos órgãos de segurança (Polícias Civil e Militar e Superintendência de Administração Penitenciária, além da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal).

Com a unificação do sistema, o Disque Denúncia passou a ser mais acionado pela população. Vale lembrar que, ao discar para o 181, a pessoa não precisa se identificar, bastando apenas detalhar informações sobre a ocorrência policial. Em cada ligação, é gerado um código para o denunciante, que pode a qualquer momento acrescentar novas informações referentes à sua denúncia.

“Com a implantação do 181, a sociedade passou a contribuir melhor para o sistema de encaminhamento de ações policiais voltadas para a solução de delitos”, diz o secretário da Defesa Social, Dário Cesar, acrescentando que a unificação do sistema de denúncia também proporcionou melhores resultados nas operações policiais envolvendo as forças de segurança.

Em breve, a Defesa Social irá implantar o serviço online, pelo qual o cidadão poderá fazer a denúncia também pela internet. Para isso, bastará acessar o site de qualquer órgão público estadual e clicar no link do Disque Denúncia, que funciona no sistema de plantão 24 horas, inclusive nos fins de semana e feriados.

Caso Mércia Nakashima
Por meio de ligações anônimas ao Disque Denúncia, a polícia alagoana conseguiu desvendar crimes e prender autores dos delitos. Um caso recente de repercussão nacional foi a prisão do vigilante Evandro Bezerra da Silva, ocorrida na manhã do dia 23 de junho, no povoado Candú, zona rural do município de Carneiros (AL).

Acusado de ter assassinado a advogada Mércia Nakashima, crime ocorrido em 2010 em São Paulo, Evandro foi preso a partir de uma denúncia anônima e com base em pistas oferecidas para o Serviço de Inteligência da polícia paulista.

A polícia chegou até o vigilante a partir de informações ao Disque Denúncia, que o acusam também de participação em uma quadrilha de roubo a banco e a agência dos Correios no Estado.

Outra prisão realizada graças ao Disque Denúncia foi a de Elizeu Fausto Lima, ocorrida no dia 4 deste mês. Acusado de latrocínio, ele foi preso por policiais do Departamento Especial de Investigações e Capturas (Deic) no bairro do Trapiche após ficar 23 anos foragido em São Paulo. 

Primeira Edição © 2011