Thiago Silva, Marcelo e Pato têm nova oportunidade de ganhar o ouro

Jogadores estiveram nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008 e ficaram com a medalha de bronze após sofrer goleada por 3 a 0 para a Argentina

10/07/2012 07:13

A- A+

Globo Esporte

compartilhar:

Três jogadores do grupo convocado por Mano Menezes para os Jogos de Londres terão a chance de conquistar novamente uma medalha olímpica. Em 2008, o lateral-esquerdo Marcelo, o zagueiro Thiago Silva e o atacante Alexandre Pato disputaram o torneio em Pequim e acabaram levando o bronze. Naquela ocasião, o time foi derrotado pela Argentina por 3 a 0 nas semifinais. Agora, o torneio não será no Oriente, mas sim em solo europeu, na Inglaterra (a estreia, no entanto, será no País de Gales).

Na opinião de Alexandre Pato, o grupo precisa estar mais focado do que em 2008. Naquela ocasião, o atacante tinha 19 anos e não brilhou sob o comando de Dunga.

- Tenho certeza de que será difícil. Posso só falar que precisa ter concentração. São jogos rápidos, poucos dias de descanso. É trabalhar forte como se cada jogo fosse uma final – disse Pato.

Até as semifinais dos Jogos de Pequim, o Brasil estava invicto. Na primeira fase, o time venceu os três rivais: Bélgica (1 a 0), Nova Zelândia (5 a 0) e China (3 a 0). Nas oitavas de final, triunfo sobre Camarões (2 a 0). Para o zagueiro Thiago Silva, que estava no grupo, mas sofreu uma lesão e não participou do torneio de 2008, a equipe precisar respeitar mais os adversários.

- Fazer diferente é respeitar mais os adversários. Não respeitamos tanto a Argentina como deveríamos. Levamos 3 a 0 e foi um jogo diferente. Agora podemos fazer diferente. Temos tudo para conseguir o ouro – avaliou o defensor brasileiro, que foi, ao lado de Ronaldinho Gaúcho, um dos atletas com mais de 23 anos convocados pelo então técnico Dunga.

Thiago Silva afirmou também que vê similaridades nos grupos. Mas exaltou o bom momento individual vivido por algumas peças do atual elenco canarinho.

- Vejo o grupo similar ao que foi para Pequim. É claro que é outro momento, e o desta seleção brasileira está melhor. Vejo alguns jogadores num momento especial na carreira, caso do Neymar, do (Paulo Henrique) Ganso, do Oscar e do Damião. A Seleção tem um corpo bom. Trabalhando a parte defensiva, vamos ter sucesso lá na frente – disse Thiago Silva.

Nesta terça-feira, os jogadores serão submetidos a exames médicos e físicos no hotel onde o grupo está hospedado. Na quarta-feira, o grupo iniciará os treinamentos na sede do Flamengo, na Gávea, e na Escola de Educação Física do Exército, na Urca. A delegação embarca para Londres no dia 16 de julho.

O primeiro jogo do Brasil será contra o Egito, dia 26, em em Cardiff (País de Gales), pelo Grupo C. Depois, a Seleção volta a campo para pegar a Bielorrússia, em Manchester, dia 29. O último jogo da primeira fase é contra a Nova Zelândia, em Newcastle, em 1º de agosto.

Se avançar em primeiro lugar, o Brasil enfrentará nas quartas de final o segundo colocado do Grupo D, que tem Espanha, Japão, Honduras e Marrocos. Se ficar na segunda posição, a Seleção pegará o líder da chave.

Antes da estreia, o time de Mano fará um amistoso contra a seleção da Grã-Bretanha no dia 20, em Middlesbrough.

Primeira Edição © 2011