Presidente do TJ exalta aproximação do Judiciário com o cidadão

Novo fórum da comarca de Piranhas também irá beneficiar habitantes de Olho D'Água do Casado

06/07/2012 14:29

A- A+

TJ/AL

compartilhar:

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador Sebastião Costa Filho, inaugurou na manhã desta sexta-feira (06), o novo fórum da comarca de Piranhas, reafirmando o compromisso do Poder Judiciário de elevar a qualidade da prestação de serviços jurisdicional.O novo fórum irá beneficiar os 25.000 habitantes do município e também moradores de Olho D'Água do Casado, Sertão de Alagoas.

“A iniciativa faz parte de uma série de reformas levadas a efeito neste biênio e orientadas pela disposição de consolidar a presença do Poder Judiciário no interior do estado”, disse o desembargador-presidente.

“A obra que hoje inauguramos é, enfim, resultado de uma congregação de muitos esforços e símbolo da prevalência do ideal de aproximação do Judiciário e do cidadão. Que a Justiça – a pedra fundamental que lançamos neste solo – seja alicerce da boa prática forense e alento de todos aqueles que recorram a esta Casa”, complementou Sebastião Costa Filho.

O juiz titular da Vara do Único Ofício, Bruno Acioli Araújo, falou sobre a nova estrutura de trabalho. “Nosso fórum possui cerca de 1.500 processos, a maioria relacionado ao direito de família, e esta nova estrutura, além de nos proporcionar melhores condições de trabalho, também motiva os funcionários a exercerem suas funções de modo melhor. O TJ está de parabéns pela excelente estrutura”, enfatizou.

Prestigiando a solenidade, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, frisou a proximidade do Judiciário com o cidadão. “A Justiça deve estar próxima, a cada dia, do cidadão. Fico muito feliz em ver o estado agregando mais um serviço de prestação jurisdicional à população”, disse.

“Hoje, vemos o Judiciário se renovando a passos largos, aproximando-se das reais necessidades da população. Os cidadãos de Piranhas e da circunvizinhança ganham um espaço moderno, adequado, à altura do povo sertanejo e uma indiscutível marca do trabalho incansável do digníssimo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Sebastião Costa Filho, que à frente da Corte Judiciária vem se destacando na defesa de uma Justiça mais eficiente, célere e equitativa”, afirmou o secretário do Gabinete Civil, Álvaro Machado, representando o governador do estado.

Para a prefeita de Piranhas, Melina Freitas, o novo fórum é uma das obras mais importantes para a população. “O município não poupou esforços em firmar esta parceria com o Poder Judiciário. A partir de agora, o jurisdicionado piranhense irá funciona de maneira maior e mais célere”, disse.

Estrutura

Localizado às margens da rodovia Altemar Dutra, Al 225, numa área total de 3.000 m². São 578m² construídos que atendem as normas exigidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e possuem amplo estacionamento, sala de audiência, juiz, reconhecimento de testemunha e acusado, espaço para OAB, Ministério Público, Defensoria Pública e o Tribunal do Júri Des. Antônio Nunes de Araújo. Na área cedida pela prefeitura municipal, ao todo, foram investidos R$ 1.246.195,34. “Este prédio é ainda mais completo, pois possui segurança e circuito interno de câmeras”, segundo o juiz Nelson Tenório, diretor-presidente do Fundo Especial para Modernização do Poder Judiciário de Alagoas (Funjuris).

Homenagem

O presidente Sebastião Costa Filho falou sobre a homenagem feita à ex-funcionária do Poder Judiciário de Alagoas, a tabeliã Cacilda Damasceno Freitas, empresta seu nome ao novo fórum do estado. “Simpatia, inteligência e determinação são as qualidades que marcaram a vida e a memória da admirável matriarca da família Damasceno Freitas, que empresta o nome a este edifício e com quem todos os alagoanos têm incalculável dívida, defensora como era do desenvolvimento do nosso Sertão e da sua gente, sobretudo os menos favorecidos”, afirmou em seu discurso. Também o acompanhou nas homenagem à tabeliã, Humberto Martins, Álvaro Machado e Melina Freitas.

Presenças

Prestigiaram a solenidade, os desembargadores Nelma Torres Padilha, James Magalhães de Medeiros, Orlando Monteiro Cavalcanti Manso, Washigton Luiz Damasceno, José Carlos Malta Marques, Alcides Gusmão da Silva, Tutmés Airan e Klever Loureiro,x, o presidente da Associação Alagoana dos Magistrados (Almagis), Pedro Yvens, a chefe de gabinete do presidente do TJ/AL, Ana Leonor, vereadores locais e representantes do Ministério Público Estadual (MPE) e da OAB/AL.

Primeira Edição © 2011