Por falta de incentivo, artistas locais organizam abaixo-assinado

Classe quer diminuição do valor das pautas cobradas por teatros

03/07/2012 12:59

A- A+

Thayanne Magalhães

compartilhar:

Um abaixo-assinado organizado por artistas, grupos e produtores culturais locais deve ser entregue ao Governo de Alagoas e gestores de equipamentos públicos culturais: Teotônio Vilela e secretário de Estado de Cultura, Osvaldo Viégas. O documento é um protesto contra o elevado valor das pautas cobradas pelo Teatro Deodoro e Teatro Gustavo Leite, no Centro de Convenções de Maceió.

De acordo com os artistas, “o alto valor cobrado impede o acesso da maioria das produções locais”. A classe pede a redução de 50% no valor cobrado.

Ainda de acordo com o documento, esta cobrança está entre as maiores do Brasil e é inapropriada para a realidade cultural de Alagoas. Por conta da falta de recursos dos artistas, grupos e produtores, a classe salienta que tal cobrança se torna injusta. As taxas cobradas seriam as mesmas cobradas aos grupos vindos de fora que, segundo o documento, são subsidiados, em sua maioria, por Leis de Incentivo à Cultura e outros apoiadores de renome nacional, o que não acontece com os artistas locais.

“É profundamente injusto, a nosso ver, que uma produção local deva competir por pauta com produções globais em teatros de Maceió, sendo inclusive preteridas as manifestações culturais da terra”, diz o documento.

Os artistas reclamam da falta de incentivo no Estado, onde não há Lei de Incentivo estadual ou municipal que promova os espetáculos locais.

Acesse o abaixo-assinado aqui.
 

Primeira Edição © 2011