Secretário da Defesa Social coordena ações do Brasil Mais Seguro

Dário Cesar lidera equipes de segurança que estão trabalhando nas ações de enfrentamento ao crime no Estado e que servirão de modelo para o Brasil

02/07/2012 13:58

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Todas as atividades relacionadas ao programa Brasil Mais Seguro – Alagoas – são coordenadas pelo secretário de Estado da Defesa Social, Dário Cesar, e servirão como base para outros estados. A operacionalização do programa do Governo Federal começou na última quarta-feira (27), quando o governador Teotonio Vilela recebeu o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para o lançamento das ações.

O programa Brasil Mais Seguro conta com três helicópteros nas operações aéreas. Duas aeronaves sobrevoam a cidade de Maceió e Grande Maceió, e outra ajuda na busca por criminosos em Arapiraca, onde cobre também a região do Agreste e parte do Sertão alagoano. Em terra, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Força Nacional e Guarda Municipal desenvolvem operações ostensivas, de inteligência e investigação.

O secretário afirma que a violência cresceu em todo o Brasil e o programa contém medidas necessárias para frear o crescimento desses índices. “Temos que diminuir a violência em curto, médio e longo prazos para que a segurança da população aumente. E nós somos população, queremos que tudo dê certo porque é para o bem de todos”, diz o secretário. “O Brasil Mais Seguro dando certo, será bom para todos nós. Esse é um esforço do Governo Federal, do Governo de Alagoas e de todo Brasil”, defende Dário Cesar.

Para execução e avaliação das ações, o secretário se reúne com representantes dos órgãos envolvidos para explicar as atribuições e responsabilidades de cada um na busca de resultados positivos na reversão dos índices de criminalidade. Os profissionais de segurança do Estado agem nas operações terrestres, aéreas e lacustres, em um trabalho que promete alavancar o combate à criminalidade no Estado e servir de exemplo para o Brasil.

O secretário ressaltou a determinação da União de começar a executar o programa em Alagoas. “A escolha do Estado de Alagoas para servir de piloto para o programa Brasil Mais Seguro se deu porque a Secretaria da Defesa Social está agindo para melhorar as condições de trabalho dos policiais e equipar órgãos importantes para a elucidação de crimes, como a construção do novo Instituto Médico Legal”, esclareceu Dário Cesar.

Ele informou que o Instituto de Criminalística também terá sua sede, inclusive equipada com material moderno para agilizar as perícias. O Estado possibilitou a implantação da bonificação por armas de fogo e drogas apreendidas, além de anunciar os concursos públicos que serão realizados para a Polícia Civil, Polícia Militar e Perícia Oficial.

Primeira Edição © 2011