Estátua do Marechal Floriano Peixoto está “mutilada”

A estátua fica localizada no Memorial à República, inaugurado em 2005 em homenagem a dois marechais alagoanos.

29/06/2012 09:44

A- A+

Marigleide Moura

compartilhar:

Feriado estadual, o dia 29 de junho em Alagoas é dedicado a Marechal Floriano Peixoto. Alagoano, natural de Ipioca, na cidade de Maceió, Floriano foi político, militar e presidente brasileiro. Mas nesta data, além de muitas pessoas não saberem o motivo do feriado, a estátua que homenageia o ilustre alagoano está mutilada, parte de seu braço esquerdo está quebrado.

A estátua fica localizada no Memorial à República, na Avenida da Paz, no bairro Jaraguá, em Maceió. O Memorial foi inaugurado em 15 de novembro de 2005 em homenagem a dois marechais alagoanos. No entanto, o espaço no qual as pessoas podem saber um pouco mais da história da República e conferir exposições está fechado nesta sexta.

Como hoje é feriado, a Secretaria de Estado da Cultura não está funcionando e somente na próxima semana é que a reportagem do Primeira Edição poderá obter informações sobre a previsão para o conserto da estátua.

Saiba mais sobre Floriano Peixoto

Floriano Peixoto (1839-1895) foi o segundo presidente republicano, na chamada República Velha. Ficou no poder de 23 de novembro de 1891 até 15 de novembro de 1894.

Floriano Peixoto era o vice-presidente do Brasil, no governo do Marechal Deodoro da Fonseca. Com a renúncia de Deodoro, no dia 23 de novembro de 1891, Floriano assume o poder. Bastante hábil, consegue articular em torno de si o apoio dos republicanos. Seu autoritarismo, sua política marcada por medidas populares e por ambições modernistas agradou aos radicais e aos positivistas.

O Marechal de Ferro, como ficou conhecido o presidente Floriano Peixoto, morreu em Divisa, hoje distrito de Floriano, no município de Barra Mansa no Rio de Janeiro, no dia 29 de junho de 1895.
 

Primeira Edição © 2011