Presidente do TJ/AL ratifica Plano Nacional de Segurança Pública

Desembargador Sebastião Costa confirma instalação de sala de monitoramento na sede do Judiciário

27/06/2012 14:34

A- A+

Assessoria - TJ

compartilhar:

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador Sebastião Costa Filho, participou, na manhã desta quarta-feira (27), do lançamento do Plano Nacional de Segurança Pública, no auditório do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, e assinou, junto ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, ao governador Teotônio Vilela Filho e ao prefeito de Maceió, Cícero Almeida, o termo de cooperação do programa Brasil Mais Seguro.

O acordo de cooperação entre os poderes tem o objetivo de dar celeridade aos inquéritos e processos judiciais de crimes violentos. O Judiciário alagoano disponibilizará uma sala de monitoramento permanente, que terá como coordenador o juiz Diógenes Tenório de Albuquerque e contará com representantes dos governos federal e estadual.

“Contribuiremos com a manutenção de uma sala no próprio Tribunal, que servirá de base para todos aqueles que fazem parte da equipe que dará este pontapé inicial para que tenhamos segurança em nosso estado”, explicou o chefe do Judiciário.

Para o presidente do TJ é essencial que, além da Justiça, outros órgãos também estejam voltados para a melhoria da segurança em Alagoas. “Na busca de uma melhor segurança para o nosso estado contamos com o apoio do Ministério Público, Defensoria Pública, OAB/AL, Secretaria de Defesa Social e Governo do Estado”, opinou.

Em Alagoas para o lançamento do plano, o ministro José Eduardo Cardozo falou sobre a participação do Judiciário no projeto: “Nós temos tido uma colaboração imensa por parte do Poder Judiciário de Alagoas. É um plano que vem para somar, para o bem do Estado, para o bem da segurança pública e como modelo para o país. Era necessário ter o Judiciário neste plano, que acena para uma situação futura de muita paz em Alagoas. Todos os poderes estão em favor da segurança pública”, asseverou.

O governador Teotônio Vilela, afirmou que Alagoas inicia uma nova batalha contra a violência: “Começamos a escrever uma nova história, a partir de agora, no combate à violência e na construção da paz”, ressaltou o chefe do executivo, destacando a parceria com o Governo Federal e o Judiciário. “Vamos vencer essa luta contra a violência porque trabalhamos de forma integrada. Vamos combater a violência no Estado e ser um marco na segurança brasileira”, acrescentou.

Investimentos federais em Alagoas

Cerca de R$ 100 milhões serão investidos na implantação do plano de segurança em Alagoas. Esses recursos serão destinados à construção da nova sede do Insituto Médico Legal (IML) e do Instituto de Criminalística (IC) de Maceió, além de um Módulo de Segurança.

Os investimentos serão utilizados nas cidades de Arapiraca e Maceió, municípios com os mais altos índices de violência, segundo aponta o Mapa da Violência do Estado.

Ao final do evento, foram destruídas 2.000 armas de fogo, que estavam nos fóruns e comarcas do estado. O objetivo do ato é incentivar à população alagoana a cultura da não violência. “Esse ato é para que as pessoas entendam que arma de fogo não é proteção, só gera mais violência", afirma o ministro da Justiça.

Primeira Edição © 2011