INSS realiza primeiro atendimento com novo recurso eletrônico

Sistema deverá ser implantado em todo o Brasil até o final de 2013

27/06/2012 09:28

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Foi realizado, nesta terça-feira, 26, o primeiro atendimento do estado de Alagoas utilizando o novo processo eletrônico de recursos da Previdência Social, o e-Recursos. O atendimento aconteceu na agência Arapiraca, localizada a 126 km de Maceió, e foi realizado pelos servidores Maria Verônica e Adhailton Fernandes, sob a supervisão da chefe de benefícios, Silvana Barbosa.

Segundo a gerente da unidade em Arapiraca, Penha Mota, a segurada Maria Josemília de Jesus Cruz recursou da decisão do INSS que negou o seu pedido de auxílio-doença - processo que antes só poderia ser feito de forma manual – e agora passou a ser informatizado.

De acordo Tagliane Café, chefe da seção de atendimento, o recurso será implantado nas agências da capital (Ary Pitombo, Monte Máquinas), a partir da próxima semana. Até o final do mês de julho todas as agências do interior já estarão com o recurso informatizado. A meta é que todos os estados da Federação possam contar com o novo sistema até o final de 2013.

Para melhor funcionamento do novo processo eletrônico, servidores do INSS/AL participaram de uma capacitação do e-recursos, que aconteceu em Salvador no período de 10 a 17 de junho. São eles: Tagliane Café, Edvilson Castro, Salete Santos, Silvana Barbosa, Rogério Mota, e Marinédja Santos.

E-recursos - Por meio do novo sistema tanto o processo inicial quanto o de recursos passam a ser digitalizados, o que permite maior rapidez no andamento desses documentos e também economia nos gastos com transporte via malote. Dessa forma, o processo físico deixará de existir. Outra vantagem do e-recursos é que também permitirá a solicitação do recurso pela internet, sem necessidade de o segurado se dirigir a uma unidade da Previdência Social.

Primeira Edição © 2011