Hermeto Pascal comemora 76 anos aprendendo com os pássaros

“Até os 14 anos o meu público e os meus professores foram os animais: os pássaros, os cavalos, as vacas, os sapos", disse em entrevista

22/06/2012 06:26

A- A+

Marcos Filipe Sousa

compartilhar:

No dia 22 de junho de 1936 nascia em Olho d´Água, Hermeto Pascal. Filho de Vergelina Eulália de Oliveira (dona Divina) e Pascoal José da Costa (seu Pascoal) foi criado em Lagoa da Canoa. Hermeto rompeu o território alagoano e espalhou seu trabalho no Brasil e em várias partes do mundo.

Na biografia oficial do músico, publicada em seu site, afirma que os sons da natureza o fascinaram desde pequeno. E o seu sonho de tocar sanfona o fez se mudar para Recife em 1950 onde tempo depois foi trabalhar na Rádio Difusora de Caruaru.

“Até os 14 anos o meu público e os meus professores foram os animais: os pássaros, os cavalos, as vacas, os sapos. Eu tocava com eles e para eles e tinha uma receptividade maravilhosa. Isso é algo que existe na minha música, essa essência eu não perdi, ela continua comigo em cada coisa que eu faço. Na música sinfônica, no grupo, em qualquer formação”, disse em uma entrevista à Escola de Música de São Paulo em agosto de 2009 e continuou: “Música para mim não é trabalho. É devoção”.

Em 1958, mudou-se para o Rio para tocar sanfona no Regional de Pernambuco do Pandeiro (na Rádio Mauá) e, em seguida, piano no conjunto e na boate do violinista Fafá Lemos e, em seguida, no conjunto do Maestro Copinha (flautista e saxofonista), no Hotel Excelsior.
Com o florescimento dos programas musicais de televisão, em 1966 fundou o “Quarteto Novo”, ele no piano e flauta, Heraldo do Monte na viola e guitarra, Théo de Barros no baixo e violão e Airto Moreira na bateria e percussão. O grupo inovou com sua sonoridade refinada e riqueza harmônica, participando dos melhores festivais de música e programas da TV Record, representando o melhor da nossa música. Nessa época, venceram um dos festivais com "Ponteio", de Edu Lobo.

Em 1969, a convite de Flora Purim e Airto Moreira, viajou para os EUA e gravou com eles 2 Site OficialLPs, atuando como compositor, arranjador e instrumentista. Nessa época, conheceu Miles Davis e gravou com ele duas músicas suas: "Nem Um Talvez" e "Igrejinha". De volta ao Brasil, gravou o LP "A música livre de Hermeto Pascal” em 1973.

Em 2005 gravou o CD e o DVD "CHIMARRÃO COM RAPADURA", com Aline Morena, além de realizar duas grandes turnês por toda a Europa.

Atualmente, Hermeto Pascoal apresenta-se com cinco formações: Hermeto Pascoal e Grupo, Hermeto Pascoal e Aline Morena, Hermeto Pascoal Solo, Hermeto Pascoal e Big Band e Hermeto Pascoal e Orquestra Sinfônica.

Abaixo seguem dois vídeos. O primeiro é uma entrevista que ele concedeu a Editora Saraiva em 2010e o segundo uma apresentação em 1985 na Espanha.

Primeira Edição © 2011