O São João é mais animado quando tem comidas típicas

Uma coisa indispensável em qualquer arraiá com certeza são as delícias feitas a base do milho

19/06/2012 13:40

A- A+

Ariana Rufino - colaboradora

compartilhar:

As festas juninas são famosas pelas quadrilhas, fogueiras,  decoração e é claro as deliciosas comidas típicas. Uma coisa indispensável em qualquer arraial  com certeza são as delícias  feitas a base do maior protagonista da festa, o milho verde.

Todo mundo adora comer  milho, bolo, pé de moleque, pipoca, bolo de macaxeira, canjica, pamonha e munguzá, além de outras delicias que são preparadas exclusivamente para a época do ano. Entre os saborosos doces podemos ainda citar o arroz doce, cajuzinho, doce de abobora, Maria mole e o suspiro. 

Todas essas guloseimas completam as  festas juninas e deixam qualquer caipira mesmo que seja só pelo traje, de boca aberta.  Abaixo selecionamos uma receita simples e fácil para você fazer e animar ainda mais a sua festa.

Bolo de milho fácil:

1 colher (sopa) de fermento em pó
2 colher (sopa) de margarina
1 colher (chá) de flocos de milho
2 colher (chá) de farinha de trigo
2 colher (chá) de açúcar
2 colher (chá) de leite
1 lata de milho verde em conserva
3 ovos

No liquidificador bater o milho (escorrer a água) com as 2 xícaras de leite, mas não bater muito, é só pra quebrar o milho um pouco. Bater as claras em neve e reservar. Juntar as gemas, o açúcar e a margarina e bater até formar um creme fofo, acrescentar o trigo e os flocos de milho. Bater um pouco pra misturar, acrescentar o milho batido com o leite e mexer com uma colher, pois vai ficar uma massa amolecida e pode espalhar. Acrescentar o fermento, misture, e por último incorpore as claras em neve, mexendo delicadamente. Assar em forno médio, assadeira untada e enfarinhada, por aproximadamente 35 minutos.

*Com informações do Livro de Receitas

Primeira Edição © 2011