Codevasf organiza comunidades para acompanhamento do Programa Água para Todos no semiárido alagoano

24/05/2012 05:23

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Os povoados Lagoa do Exu, Cascavel, Craíbas Dantas e Lagoa Dantas, localizados no município de Estrela de Alagoas, semiárido alagoano, elegem nesta quinta-feira, 24 de maio, seus representantes nas comissões comunitárias do Programa Água para Todos executado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Serão formadas quatros comissões comunitárias, uma em cada povoado, com três representantes cada, que farão a ligação entre as ações do Água para Todos e as demandas das comunidades a partir do controle social do programa. As eleições das comissões comunitárias ocorrem a partir das 14h na Igreja Nossa Senhora da Conceição, no povoado Lagoa do Exu.

Mais de 300 famílias estão sendo beneficiadas com as ações do Programa Água para Todos somente nos quatro povoados. Desse total, deverão votar um representante de cada família beneficiada na escolha das comissões. Após a eleição, todos os membros das comissões comunitárias passarão por capacitações que permitirão conhecer o programa, as competências da comissão e a gestão da água da cisterna. Tanto a formação das comissões, quanto dos comitês gestores municipais, que fazem o controle social das comunidades sobre o programa, são metodologias de organização comunitária executadas pelo Água para Todos.

O processo eleitoral está sendo conduzido pelo Comitê Gestor Municipal do programa em Estrela de Alagoas. Segundo o coordenador do comitê, Edílson Antônio da Silva, as comissões comunitárias possuem um importante papel de ligação entre os técnicos da Codevasf e as comunidades beneficiadas. “Quando a comunidade participa das ações do programa, nos sentimos mais próximos para acompanhar o que está sendo feito, afinal somos os beneficiários do Água para Todos e sabemos nossas carências”, afirmou.

Até o momento, já foram formadas 103 comissões comunitárias em Craíbas e Estrela de Alagoas, municípios nos quais a Codevasf já está implantando cisternas para consumo humano dentro do programa. Nesta primeira, fase do Água para Todos, a Codevasf irá implantar cisternas para consumo humano em sete municípios alagoano: Estrela de Alagoas, Craíbas, Delmiro Gouveia, Traipu, Belo Monte, Arapiraca e Piranhas
 

Primeira Edição © 2011