Governo de Alagoas conhece modelo de irrigação no Ceará

Governador Teotonio Vilela e secretário Marco Fireman visitam, nesta sexta-feira (18), o Eixão das Águas

17/05/2012 15:51

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Em busca de experiências positivas que possam acrescentar ao modelo do Canal do Sertão, o governador Teotonio Vilela Filho e o secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, visitam o Eixão das Águas, no Ceará, nesta sexta-feira (18). Em funcionamento desde 2005, com apenas 120 km concluídos, o sistema cearense já beneficia mais de 100 pequenas comunidades da região.

Com 255 km de extensão, o Eixão das Águas deve reforçar o abastecimento de água da região metropolitana de Fortaleza e do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). A transposição da água do açude Castanhão vai possibilitar o surgimento de um novo pólo de desenvolvimento hidroagrícola na região, com a irrigação de uma área de aproximadamente 25.000 ha e água para o consumo de 3,5 milhões de habitantes.

Para o secretário Marco Fireman, é importante conhecer as experiências do Estado visinho para extrair exemplos bem sucedidos que possam ser adotados em Alagoas. “Vendo de perto o Eixão das Águas, saberemos como funciona o modelo de gestão adotado no Ceará e quais medidas positivas poderemos adaptar e trazer para o nosso Estado. Conhecer o que já foi feito e o que deu certo é imprescindível para desempenhar uma boa gestão”, avalia Fireman.

Também participarão da visita o assessor especial do governador, Carlos Alberto Jucá, os secretários de Estado da Agricultura, Jorge Dantas, do Trabalho, Emprego e Renda, Alberto Sextafeira, do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otávio, e o secretário adjunto da Pesca e Aquicultura, Williams Soares Batista.

Canal Alagoano

O Canal do Sertão é uma das ações estruturantes inseridas no Programa Alagoas Tem Pressa e se estenderá por 250 km, ao longo de 42 municípios. Em dezembro de 2011, R$ 347 milhões foram garantidos para a construção até o km 77,8 e a obra já está licitada até o km 150.

Primeira Edição © 2011