Governo amplia combate contra praga no Sertão

Conhecida como "cochonilha do carmim", já chegou aos municípios de Ouro Branco, Maravilha, Canapi e Mata Grande e Poço das Trincheiras

16/05/2012 12:16

A- A+

Marcos Filipe Sousa

compartilhar:

Desde o começo deste mês 12 extensionistas iniciaram um trabalho de campo atuando como “olheiros” para a detecção de novos focos da praga conhecida como “cochonilha do carmim”. No estado, a praga – que ataca a palma forrageira – já está presente nos municípios de Ouro Branco, Maravilha, Canapi e Mata Grande, além de Poço das Trincheiras.

A iniciativa surgiu entre a Adeal e a Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri). Oferecendo um suporte logístico e técnico na realização de ações em educação sanitária.

Até o momento, antes da atuação dos extensionistas, as áreas onde foram observados focos da cochonilha do carmim eram identificadas, exclusivamente, por técnicos da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas.

A Praga

A palma é uma das principais espécies forrageiras em uso nos sistemas de criação pecuária do sertão nordestino. Em áreas tradicionais de cultivo, o ataque da cochonilha acontece de forma tão intensa que só tem restado aos agricultores a erradicação total dos plantios. A perda dos palmais retira dos agricultores a forrageira que mais resiste à seca, informa a Embrapa.

Uma consequência grave do ataque dessa praga é que, na ausência de um controle eficiente ou com um custo competitivo, a eliminação da forrageira tem obrigado os produtores a se desfazerem dos rebanhos ou a aumentar o uso da vegetação nativa. Como resultado, tem se observado a degradação da caatinga e levado famílias de agricultores a migrarem das regiões afetadas, releva o pesquisador. 

Com informações da Agência Alagoas.
 

Primeira Edição © 2011