MUPA abre Semana Nacional dos Museus com exposição e apresentação teatral

De 14 a 20 de maio, museus de Alagoas trarão para o público programação especial dentro da 10ª Semana dos Museus

14/05/2012 14:28

A- A+

Fran Ribeiro

compartilhar:

O Salão principal do Museu Palácio Floriano Peixoto (MUPA) já recebia a exposição “Eco Arte”, e o pessoal da Associação de Teatro Alagoano (ATA) montava o cenário para a apresentação da peça “Estrela Radiosa”, quando a reportagem do Primeira Edição chegou ao museu, que fica na Praça dos Martírios, no Centro de Maceió.

A partir desta segunda-feira (14) até o domingo (20) acontece em âmbito nacional a 10ª Semana dos Museus, promovido pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus). Com o tema “Museus em um mundo em transformação: novos desafios, novas inspirações”, o evento terá atividades em 28 dos 50 museus existentes no território alagoano. Em Maceió, além do MUPA, a Pinacoteca Universitária, o Museu do Comércio de Alagoas, a Fundação Pierre Chalita entre outros, levarão ao público as diversas formas de arte. Artes plásticas, exposições fotográficas, teatrais prometem atrair o público.

Segundo o diretor do MUPA, José Márcio Passos, a Semana Nacional dos Museus tem o principal objetivo de atrair a sociedade para a visitação e incentivar a valorização da história, da arte e da cultura presente nos museus. “A programação diferenciada faz com aumente o fluxo de visitantes. O que se pretende também é estimular a continuidade dessas visitações”, explicou.

O museu terá apenas os dois primeiros dias de atividades da Semana Nacional. Ainda nesta segunda, às 18h o ATA apresentará a peça “Estrela Radiosa”, que conta com o humor-reflexão a história do nascimento de Alagoas, logo após a emancipação como território pertencente a Pernambuco. “A peça é apresentada no gênero revista musical, e conta com humor a ruptura de Alagoas com Pernambuco. A história se passa nas três primeiras cidades de alagoas: Penedo, a Lagoa do Sul, que hoje é Marechal Deodoro e Porto Calvo”, explicou o diretor da peça e membro da ATA, Homero Cavalcante. Logo após, uma roda de debates irá discutir os desafios da produção teatral no Estado.

Além da peça, a exposição “Eco Arte” que teve sua abertura oficial dentro da programação, continuará exposta para quem quiser conhecer. As pinturas de artistas brasileiros e estrangeiros buscam a interação artística com a ecologia.

No MUPA, de acordo com o levantamento feito pela diretoria, 1416 pessoas visitaram as dependências do Palácio este ano. No acervo, mobílias, pratarias e cristais datados do início do século XX. Pelos corredores, 21 pinturas de Rosalvo Ribeiro (1865 -1915) que retratam a personagens locais, estão expostas. O Espaço Lêdo Ivo leva os visitantes para uma viagem através das palavras presentes na literatura do escritor alagoano. Já no Memorial dedicado à Aurélio Buarque de Holanda (1910-1989), os visitantes acompanham toda a trajetória do criador do maior dicionário da língua portuguesa, o Aurélio.

As visitações estão abertas para o público de terça a sexta-feira das 8h às 17h. Sábados, domingos e feriados, o horário é de 13h às 17h. Grupos que queiram agendar visitas podem entrar em contato através do 3315-7874
 

galeria de fotos seta

Primeira Edição © 2011