Lagunas Mundaú e Manguaba são foco das ações no Mês do Meio Ambiente

Barco-escola, mutirão de limpeza e passeio ciclístico estão entre as atividades que deverão voltar a atenção à um dos mais importantes complexos estuarinos do país

10/05/2012 15:47

A- A+

IMA

compartilhar:

O Instituto do Meio Ambiente (IMA), em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), deu início às comemorações ao Dia Mundial do Meio Ambiente – 05 de junho. Esse ano, o mês inteiro de atividades educativas está voltado para a conscientização e sensibilização da população quanto a importância do Complexo Estuarino-Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM).

Na agenda de ações o catamarã com capacidade para 50 pessoas, do projeto Navegando com o Meio Ambiente, já começou a circular com estudantes da rede pública dos municípios que compõem o CELMM. “Teremos barco-escola quase todos os dias para sensibilizar as crianças e adolescentes sobre os aspectos biológicos, sócio-econômicos e culturais”, argumentou Adriano augusto, diretor-presidente do IMA.

Cerca de 80 estudantes, entre 08 e 18 anos, e 20 professores de escolas localizadas nas proximidades do CELMM, em Maceió e Satuba, foram os primeiros a participar. “Porque eles moram perto, o nosso esforço para conscientizá-los sobre como preservar este lugar e transformá-los em multiplicadores de conhecimento é ainda maior e necessário”, explicou Henrique Lopes, professor de biologia.

Maria Rozinda, professora de ciências e biologia, disse que “a mudança de comportamento é muito trabalhada por nós. A aula do barco-escola está reforçando essa tática adotada, pois os alunos estão tendo uma visão ampla de suas realidades”. Segundo, Fátima Rebelo, técnica da Secretaria de Educação, a educação ambiental deve ser permanente e contínua, “porque só através da aquisição de conhecimento que a criança vai começar a cuidar do meio em que vive”.

Na próxima semana o barco-escola sairá com alunos de geografia da Ufal e estudantes de Santa Luzia do Norte. Até o final do mês, participam ainda: Pilar, Coqueiro Seco e Marechal Deodoro. “A água não é um ser vivo, mas é quem dá vida à gente. O meio ambiente é a nossa casa. Temos que cuidar dela como cuidamos do nosso lar”, disse Valeska Daiane Rodrigues, 18.

Os componentes do Comitê do CELMM e os conselheiros das Áreas de Proteção Ambiental (APA) de Santa Rita e do Catolé também terão um dia especial a bordo do catamarã. O momento servirá para discussão da realidade e preparação do evento que deverá reunir, no final desse mês, em Marechal Deodoro, personalidades e representantes dos poderes legislativo e executivo, quando haverá um debate para encaminhamentos de propostas de ações para minimizar os impactos sobre o CELMM.

Entre as atividades do Mês do Meio ambiente, haverá ainda o aniversário do IMA – com a participação do presidente do Conselho Estadual de Proteção ao Meio Ambiente (Cepram), José Thomaz Nonô, o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ivã Vilela, e o presidente do Comitê do CELMM, Ronaldo Cerqueira. Além disso, haverá ainda: concurso de cartazes, seminário internacional sobre erosão costeira, mutirão de limpeza, passeio ciclístico, atividades do dia do meio ambiente na praia da Ponta Verde - em Maceió, e entrega do prêmio destaque ambiental. 

galeria de fotos seta

Primeira Edição © 2011