Espetáculo "Estrela Radiosa" e gincana ambiental dias 14 e 15 no Mupa

De autoria de Ronaldo de Andrade, com direção de Homero Cavalcante será apresentada na segunda-feira, dia 14, às 18 h, no Mupa

10/05/2012 16:11

A- A+

Secult

compartilhar:

A programação do Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa), na 10ª Semana de Museus, trará o teatro alagoano ao museu. A peça teatral Estrala Radiosa, de autoria de Ronaldo de Andrade, com direção de Homero Cavalcante será apresentada na segunda-feira, dia 14, às 18 h, no Mupa.

A peça conta com irreverência a história de uma índia Caeté que passa pelo processo de aculturação na convivência com franceses, traficantes de pau-brasil e na deglutição do Bispo Dom Péro Fernão de Sardinha, se transformando numa jovem, numa “sinhazinha” que se rebela contra o domínio político-econômico pernambucano-lusitano e se põe alinhada com os propósitos de Calabar, ao tempo de Nassau, na velha Porto Calvo. Então, insatisfeita, a Estrela se precipita e se separa de Pernambuco, ficando livre para percorrer o território alagoano por onde confirma a liberdade.

Com texto de teatro criado ao modo “revista” e que se propõe aproximar o público dos fatos que caracterizam as raízes culturais e geopolíticas alagoanas. É com essa preocupação que a ATA, na década de 80, concebeu a peça Estrala Radiosa que foi inicialmente montada pela Companhia Teatral Comédia Alagoense, grupo de teatro subsidiário da ATA.

Em 1999, o texto original sofreu adaptações para representação por estudantes do Colégio Pedro Suruagy. Em 2007 a peça ressurgiu renovada no espetáculo de teatro de rua, com toda a pujança de arte de teatro popular.

Debates

Logo após a apresentação será realizada uma séria de debates sobre os temas: A necessidade da preservação da memória do teatro alagoano; A Lei Estadual de Incentivo à Cultura, ; e Nova política de uso dos teatros oficiais do Estado para grupos alagoanos. Os debates serão ministrados representantes do teatro alagoano, respectivamente, Otávio Cabral, Yvana Isa e Waneska Pimentel e mediados pelo diretor do Mupa.

Gincana ecológica

No dia 15, terça-feira, será realizada a Gincana Ambiental, com a participação de alunos de escolas de ensino fundamental em jogos educativos, com o objetivo de despertar nas crianças a necessidade de uma consciência ecológica. Temas como coleta seletiva de lixo, impacto ambiental do descarte de lixo doméstico dentre outros, além do tema ecossistemas alagoanos.
De acordo com o diretor do Mupa, José Márcio Passos serão selecionados entre as equipes concorrentes, 40 alunos e cinco professores para participarem do Projeto ”Navegando com o Meio Ambiente”, promovido Institui do Meio Ambiente (IMA), parceiro na programação. “Os vencedores da gincana irão fazer um passeio de catamarã, conhecendo os canais da lagoa Mundaú”, afirmou.

Primeira Edição © 2011