IMA espera relatório da Petrobras sobre vazamento para pensar em 'responsabilizações'

Óleo que vazou já foi retirado do mar e situação está sob controle, diz o IMA. Órgão espera relatório para buscar responsáveis e punições

09/05/2012 06:19

A- A+

Jessica Pacheco

compartilhar:

“Foi acionada o procedimento de recolhimento e com sucesso o óleo já foi retirado e não apresenta mais risco”, essa foi a explicação do diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Adriano Augusto, sobre o vazamento de 0,2 m³ [ou seja, 200 litros] de óleo no mar de Coruripe, litoral sul de Alagoas.

Veja Mais: IMA| Mancha de óleo não apresenta risco para ambientes sensíveis

O vazamento aconteceu no campo marítimo Paru, da empresa Petrobras, localizado na região oceânica de Coruripe, há 16 km da costa do município, no último dia 3 de maio. De acordo com a Petrobras, o acidente foi ocasionado por um rompimento em uma peça de conexão em uma linha hidráulica, durou aproximadamente 5 minutos, mas foi imediatamente contido.

Divulgação“Nós fizemos a nossa avaliação e relatório do acidente e estamos no aguardo do relatório feito pelos técnicos da empresa sobre o que aconteceu de fato”, explicou Adriano Augusto. “Eles tem o prazo de 30 dias para entregar esse relatório, só depois que poderemos avaliar a situação, responsabilizar e punir”, disse o presidente do IMA.

Ainda de acordo com Adriano, assim que conteve o vazamento, a empresa acionou o navio recolhedor de óleo e agora tudo está sob controle.

“Nós ainda temos uma equipe no local que continua avaliando a situação, impactos ambientais, mas, até o momento, tudo está sob controle”, finalizou.

Campo Marítimo Paru, Petrobras

O Campo Paru está faz a extração de gás natural e condensado, o vazamento se deu devido ao rompimento em uma das conexões de uma linha hidráulica, que ocasional no vazamento de 200 litors de óleo hidráulico HR68.

IBAMA/AL

De acordo com assessoria do Ibama/AL, o órgão já tomou a frente na apuração dos fatos do acidente ocorrido em Coruripe. O órgão apura os fatos e deve dá um parecer em breve.

 

*Com IMA

Atualizado às 11h31

Primeira Edição © 2011