TJ comemora 300 anos da Justiça em Alagoas

O evento contou com a presença do Governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho e representantes do Poder Judiciário do Estado

07/05/2012 11:16

A- A+

Mickaell Clygens - Estagiário

compartilhar:

Foi realizada na manhã desta segunda-feira, 07, no prédio-sede do Tribunal de Justiça, no centro de Maceió, a comemoração dos 300 anos da Justiça alagoana. O evento contou com a presença do Governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho e representantes do Poder Judiciário do Estado.

Para dar início à solenidade, uma placa comemorativa foi colocada dentro da sede, que posteriormente foi inaugurada por autoridades do Estado, entre elas o desembargador e presidente do Judiciário, Sebastião Costa Filho, e o governador Teotonio Vilela Filho, além de alguns vereadores de Maceió, a exemplo do presidente da Câmara dos Vereadores, Galba Novaes. 

Dando continuidade as homenagens, o plenário foi palco da entrega do novo selo, que terá como imagem a logomarca de 300 anos da Justiça alagoana. A imagem tem o objetivo de difundir a ideia de preservação da memória de um dos órgãos públicos essenciais à organização do estado, além de realçar a identidade histórica e cultural da sociedade alagoana. O diretor regional dos Correios, Luiz Carlos Bastos, foi convidado a entregar o selo e carimbar, deixando assim a imagem legalizada para as correspondências internas. 

Conforme o responsável pela organização do evento, o juiz Claudemiro Avelino, esse evento simboliza mais um marco para a história de Alagoas. 

“Estamos dando mais um grande passo na história de Alagoas. Sabemos que o Poder Judiciário do Estado ainda precisa fazer muito para tirar Alagoas do cenário crítico em que se encontra no país no que diz respeito à criminalidade. O surgimento de novas leis facilitarão esse processo de mudança do Estado”, disse o juiz.

Além da comemoração do tricentenário, também está sendo comemorado os 120 anos do prédio histórico do Tribunal de Justiça. O prédio foi sede dos setores administrativo e jurisdicional do Poder Judiciário de Alagoas. Atualmente além de abrigar alguns dos setores administrativos da estrutura judiciária, a construção centenária faz parte do conjunto histórico e arquitetônico do Centro de Maceió, que inclui o Teatro Deodoro, a Praça Marechal Deodoro da Fonseca e a Academia Alagoana de Letras (AAL).

“É preciso que prédios como o do Tribunal de Justiça, Teatro Deodoro, a Praça Marechal Deodoro da Fonseca e a Academia Alagoana de Letras sejam sempre restaurados. Tivemos nos últimos meses algumas interdições do Ministério Público a respeito de alguns prédios que fazem parte da história de Maceió e Alagoas, e isso foi preciso, mas espero que a justiça sempre veja a restauração de prédios como esse a melhor opção”, falou o juiz Claudemiro Avelino.

Durante o ano de 2012 palestras, atividades culturais e exposições fotográficas darão continuidade aos festejos pelos 300 anos do Poder Judiciário no Estado de Alagoas.

Confira abaixo a programação:

07 de maio

Solenidade de aposição da placa comemorativa
Solenidade de abertura das comemorações e lançamento do selo
Apresentação cultural

18 de maio

Outorga da Comenda Desembargador Moura Castro à ministra Eliana Calmon

20 de junho

Aposição da placa comemorativa aos 120 anos
Inauguração da Galeria de Presidentes
Exposição fotográfica de documentos do século XIX

10 de agosto

Espetáculo artístico em comemoração aos 300 anos da Justiça em Alagoas

03 de setembro
Solenidade de premiação do concurso literário e fotográfico
Exposição das fotos vencedoras do concurso

13 de outubro

Corrida dos 300 anos
05 de novembro
Lançamento do livro-álbum
 

galeria de fotos seta

Primeira Edição © 2011