Padre Teófanes: centenário de um profeta da educação

07/05/2012 16:00

A- A+

Jorge Vieira – Jornalista

compartilhar:

Teófanes Augusto de Araújo Barros, nascido em 13 de julho de 1912, na cidade de São José da Lage, Alagoas, torna-se padre e dedicou sua vida sacerdotal à educação: “Fiz da minha vida o sacerdócio e do sacerdócio a educação”. Músico, poeta, filósofo e professor, expressou uma visão para além do seu tempo, com obras educacionais e concepção religiosa, cultural e social em prol dos filhos dos trabalhadores e de respeito às diferenças.

O centenário de nascimento do padre Teófanes é marcado coincidentemente pelo cinquentenário do Concílio Vaticano II, obra eclesiástica que fez a Igreja Católica abrir-se aos pobres e dialogar com as grandes questões da modernidade, impulsionando a promoção de grandes transformações sociais, políticas e econômicas. Em nível da América Latina, dez anos depois, impulsionados pela nova visão da Igreja, teólogos católicos criam a Teologia da Libertação, com o objetivo de ajudar os pobres a descobrirem que são sujeitos de sua própria história.

Estes fatos, em si, já demonstram a sua relevância. E nada mais significativo do que identificar no padre Téofanes, na inteligência e em suas obras a expressão mais acabada do compromisso evangélico e social. Neste contexto, dentre os muitos cargos que exerceu e das muitas obras que realizou, pode-se destacar a fundação do Centro de Estudos Superiores de Maceió – CESMAC.

O objetivo fundamental da criação desta Instituição de Ensino Superior, expresso por seu fundador, foi para atender os trabalhadores que não tinham acesso à Universidade pública, visto que os seus cursos eram realizados durante o dia e, assim, inviabilizava o proletariado.

No ano de 2012, o Centro Universitário CESMAC, realizará diversas atividades para comemorar os 100 anos de nascimento do padre Teófanes, iniciando com a celebração da missa, exposição, documentário de sua vida e obra, placa comemorativa, premiação, debates e sessão especial na Assembleia Legislativa e Câmara de Vereadores de Maceió.

Nos dias atuais, o Brasil vive um processo de desenvolvimento social e econômico significativo, onde o seu grande desafio continua sendo a educação. Os filhos e filhas dos trabalhadores e trabalhadoras, especialmente os pobres, negros e indígenas continuam lutando por uma melhor capacitação e qualificação técnica e profissional.

Por isso, a sociedade alagoana precisa conhecer e prestar uma honrosa homenagem ao Padre Teófanes pela obra e pelo que significa para educação e para a sociedade.
 

Primeira Edição © 2011