Assentamentos de Messias e Murici recebem peixes para cultivo

Secretário Regis Cavalcante entrega alevinos de tambaqui a mais de 20 famílias

06/05/2012 13:47

A- A+

Divulgação

compartilhar:

O assentamento Dom Helder Câmara, além do acampamento Bota Velha, em Murici e o assentamento Flor do Bosque no município de Messias, receberam nesta sexta-feira (04) aproximadamente cinco mil alevinos de tambaquis, das mãos do secretário de Estado da Pesca e Aquicultura, Regis Cavalcante.

A distribuição beneficia mais de 20 famílias. A maioria vive como pequeno agricultor e tem a produção para subsistência. A demanda foi feita ao governo pela Pastoral da Terra e a Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepaq), vem atendendo a todos que almejam cultivar peixe para que se crie uma consciência de novos piscicultores em Alagoas.

Para Regis Cavalcante cada pequena propriedade tem um açude ou um tanque o que facilita a criação de peixe. “Maior exemplo foram esses assentamentos, onde cada um tem um pequeno módulo, mas eles juntos têm uma grande produção. Não só para alimentação, mas para venda. Isso é muito importante”, diz.

O pequeno agricultor Cícero Pereira, do assentamento Dom Helder Câmara, tem 13 filhos e diz que só a colheita de milho, banana e mandioca nem sempre dá para completar a renda de casa e alimentar a família. “Com esses peixes, em poucos meses poderei levar comida para casa e venderei na feira daqui de Murici, o que dará mais renda para sustentar minha família,” comemorou Pereira.

De acordo com o secretário um dos grandes motivos da criação da Sepaq, que tem um ano de existência, é criar uma cultura aquícola, de produção de pescado, de formação de um novo mercado para Alagoas. “Criar peixe e peixe em abundância, para que no futuro, se agregue valor ao produto e ampliem-se as condições de renda para a população”.

Nos próximos meses, aproximadamente 16 mil alevinos também serão entregues nos assentamentos de São Miguel dos Milagres, Maragogi e Água Branca.

Primeira Edição © 2011