Reconhecido como Patrimônio Vivo da Cultura Alagoana, Mestre Bia comemora 80 anos

04/05/2012 14:01

A- A+

Ascom - Viçosa

compartilhar:

Há oitenta anos nascia um artista que, com versos singelos e jeito simples, tornaria o pífano seu instrumento de trabalho por toda uma vida. João Galdino da Silva, ou Mestre Bia como é popularmente conhecido, é um dos inúmeros filhos ilustres da cidade de Viçosa que reforçam o título de “Berço da Cultura Alagoana” que a cidade ostenta com orgulho.

Seu talento lhe rendeu, em abril de 2011, o título de Mestre do Patrimônio Vivo da Cultura Alagoana, certificado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), imortalizando uma arte enraizada na alma do povo nordestino.

Para comemorar a data, na tarde desta sexta-feira (4), a Prefeitura de Viçosa, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, prestou uma singela homenagem ao pifeiro mais famoso das Alagoas.

Autodidata, Mestre Bia enveredou pelos caminhos da música em 1950, ouvindo outros artistas tocarem nas tradicionais festas folclóricas de Viçosa, embaladas pelos sons do pífano. A paixão pelo instrumento foi instantânea e não demorou muito para que o artista montasse seu próprio grupo, a Banda de Pífanos do Mestre Bia – Esquenta Muié, com sete integrantes.

Inicialmente, as apresentações eram gratuitas, mas o sucesso do grupo atraiu a atenção e logo chegaram convites para tocar em festas da cidade e de municípios vizinhos, rendendo-lhes alguns poucos trocados. Hoje a banda faz apresentações regulares em datas comemorativas do município e do Estado. Dos seus 28 filhos, apenas um, João Alves da Silva, acompanhou os passos do pai.

Graças ao Mestre Bia, a tradição da banda de pífanos se mantém viva no Estado e é repassada de geração em geração. Fazendo jus ao título de Patrimônio Vivo da Cultura Alagoana, o mestre confecciona artesanalmente os próprios instrumentos e ensina a arte para crianças e adolescentes de Viçosa.

Primeira Edição © 2011