Prêmio Octávio Brandão registra número recorde de reportagens

Para Abes, Sindjornal e Braskem a pauta ambiental consolidou-se em alagoas

03/05/2012 12:45

A- A+

Sindjornal

compartilhar:

No ano da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), a imprensa alagoana quase que dobrou a produção e veiculação de reportagens sobre o meio ambiente. É o que mostra os números do Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental, que registrou este ano 161 trabalhos inscritos. O volume é 80% maior que no ano passado, quando foram inscritos 90.

“Não podemos afirmar que a Rio+20 impulsionou a produção de reportagens nessa área, mas temos certeza de que a cobertura ambiental veio para ficar”, disse a presidente do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas, Valdice Gomes. Segundo ela, o Prêmio Octávio Brandão tem sido um dos principais incentivadores para os profissionais e veículos abordarem o tema , fazendo com que o meio ambiente e a sustentabilidade estejam sempre na pauta. Na edição deste ano, além do aumento no número de reportagens inscritas, o Prêmio também registra crescimento no número de participantes, que passou de 70 para 106.

Promovido em parceira pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (Abes-AL), o Sindicato dos Jornalistas e a Braskem, o Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental é realizado há nove anos. Além de premiar os jornalistas profissionais em cinco categorias (impresso-texto, impresso-imagem, telejornalismo, webjornalismo e reportagem cinematográfica), incentiva também a produção acadêmica, premiando os estudantes que produzem textos, fotos ou vídeos nos veículos da faculdade. Este ano, 20 alunos de jornalismo estão concorrendo na categoria estudantil, com 14 trabalhos inscritos, individualmente e em equipe.

A categoria mais concorrida na edição 2012 é Telejornalismo, que registrou 42 reportagens inscritas. Em seguida vem Reportagem Impressa-Texto (41), Reportagem Cinematográfica (28), Reportagem impressa-Imagem (20) e Webjornalismo (16). O veículo que mais inscreveu trabalhos foi a TV Gazeta de Alagoas, com 41, seguida de O Jornal (32), Gazeta de Alagoas (25) e TV Pajuçara (23). Por ter inscrito mais reportagens, a TV Gazeta será agraciada com troféu.

Os números finais das inscrições serão apresentados na próxima semana, durante entrevista coletiva dos organizadores. Na oportunidade, a Abes, o Sindjornal e a Braskem farão o sorteio de duas passagens e hospedagens para a Rio+20, contemplando jornalistas e/ou estudantes inscritos no Prêmio Octávio Brandão. O dia, o local e o horário da coletiva serão informados em breve.

“As passagens e hospedagens são um incentivo a mais para que os profissionais e alunos se qualifiquem na cobertura desse tema. A Rio+20 é um evento de grande importância não só para o Brasil e o mundo, mas também para Alagoas, que não pode ampliar seu parque industrial e os investimentos em turismo sem pensar na sustentabilidade”, disse Milton Pradines, gerente de relações institucionais da Braskem, empresa que patrocina o Prêmio.

Concluídas as inscrições para o Prêmio Octávio Brandão 2012, a fase seguinte será a do julgamento. Uma comissão formada por jornalistas, ambientalistas e técnicos ambientais de Alagoas e outros estados irá analisar os 161 trabalhos e selecionar os que irão para a final. Em cada categoria profissional serão premiados o 1º, 2º e 3º colocados. Serão distribuídos, além de troféus, R$ 37 mil com os ganhadores, incluindo o estudante. O resultado e a solenidade de entrega dos prêmios será no dia 16 de junho, na casa de eventos Armazém Uzina.

NÚMEROS DO PRÊMIO OCTÁVIO BRANDÃO 2012

Inscritos: 161 trabalhos

147 de profissionais e 14 de estudantes

Nº de concorrentes: 106

86 Jornalistas e 20 estudantes

Categorias:

Telejornalismo = 42
Reportagem Impressa-Texto = 41
Reportagem Cinematográfica = 28
Reportagem impressa-Imagem = 20
Webjornalismo = 16
Estudante = 14

Veículos:

TV Gazeta = 41
O Jornal = 32
Gazeta de Alagoas = 25
TV Pajuçara = 23
Outros = 40

Primeira Edição © 2011