Área de mangue do Rio Pratagy está sendo usada para realização de shows

Denúncia foi realizada pelo Instituto Biota no fim de abril e nesta terça-feira divulgou fotos em uma rede social

01/05/2012 11:29

A- A+

Redação

compartilhar:

Durante a tarde desta terça-feira (1°) o Instituto Biota de Conservação divulgou em uma rede social o desrespeito que estão tendo sobre o manguezal do Rio da Área de Preservação Ambiental (APA) do Pratagy em Maceió. Segundo as informações, um grupo de pessoas monta uma estrutura para a realização de shows.

O instituto explica que na última reunião do conselho gestor da APA do Pratagy no dia 26 de abril na sede da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), fez questão de relatar o ocorrido e solicitar uma fiscalização nos fins de semanas para tentar coibir essa ação, tentando assim evitar desde o início que o mangue seja desmatado para construção de barracas.

A APA do Pratagy tem área 13.369,5 ha, abrangendo terras dos municípios de Messias, Rio Largo e Maceió. Foi criada pelo Decreto nº 37.589/1998, com o objetivo de harmonização das atividades com o equilíbrio ambiental do ecossistema Bacia Hidrográfica do Rio Pratagy.

Ela é composta pela bacia do Rio Pratagy, que tem como o principal afluente o Rio Messias, conhecido como Rio do Meio. A nascente do Pratagy está localizada no município de Messias.

O Rio Pratagy é o principal manancial que abastece a capital Maceió. Além disso, a cultura da cana-de-açúcar predomina na região. A pecuária também representa uma extensa área da APA.

Primeira Edição © 2011