Ecologista Osvaldo Timóteo participa de encontro sobre RPPNs

Maceió sediou encontro para lançamento de edital para incentivo a criação de RPPNs

30/04/2012 08:10

A- A+

Redação com Divulgação

compartilhar:

No último dia 26 de abril, Maceió sediou o evento da Fundação SOS Mata Atlântica de incentivo a criação de Reservas Particulares de Patrimônio Natural (RPPNs) e a gestão da Reserva Osvaldo Timóteo esteve presente ao evento, juntamente com o ecologista símbolo de Alagoas.

A realização do evento é do Programa de Incentivo às RPPNs da Mata Atlântica, uma iniciativa das organizações Conservação Internacional (CI), Fundação SOS Mata Atlântica e da Associação para Proteção da Mata Atlântica no Nordeste (AMANE). O apoio é do Instituto de Meio Ambiente de Alagoas e tinha como objetivo, divulgar o conceito de RPPN e o procedimento para sua criação, as experiências bem sucedidas e as fontes financiadoras para a implementação das reservas no Estado.

E dessa forma, o ecologista Osvaldo Timoteo e a Diretora de Marketing Jacineide Maia participaram do evento e contribuíram com a apresentação do relato a Gestão da RPPN Osvaldo Timóteo com base na sustentabilidade de Projetos Turísticos e Projeto de Reflorestamento.

Jessica Pacheco/Arquivo PE

VEJA TAMBÉM

Edital destina R$ 400 mil para criação e gestão de RPPNs na Mata Atlântica;

Maceió sedia encontro para o incentivo de criação de Reservas Particulares de Patrimônio Natural;

Primeira Edição visita Reserva Ecológica Osvaldo Timóteo em São José da Laje.

No encontro foi lançado o XI edital do Programa de Incentivo às RPPNs da Mata Atlântica. Em Alagoas, o Programa de Incentivo às RPPNs da Mata Atlântica já apoiou a criação de 28 RPPNs, que, quando reconhecidas oficialmente, protegerão cerca de 3 mil hectares de mata nativa, contribuindo para a melhoria não só da qualidade de vida da população, mas também para a economia local e a conservação da biodiversidade. No total, o Programa já apoiou a criação de 467 RPPNs no bioma Mata Atlântica.

“De acordo com o Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, divulgado em maio de 2011 pela SOS Mata Atlântica e o Inpe, a Mata Atlântica cobria originalmente 53% de Alagoas e, atualmente, ocupa apenas 10% do território. Uma grande parcela destes fragmentos florestais existentes no Estado está localizada dentro de propriedades particulares. Por este motivo, é importante que a população conheça o processo de criação das RPPNs”, destaca a coordenadora do Programa de Incentivo às RPPNs, Mariana Machado.
 

Primeira Edição © 2011