Mais de mil crianças e adolescentes participam de gincana ambiental

Estudantes da rede pública dos municípios que compõem a APA de Murici são envolvidos em atividades que estimulam a conservação do meio ambiente

27/04/2012 09:00

A- A+

IMA

compartilhar:

Mais de mil crianças e adolescentes participaram ontem (26) de gincana ambiental em Ibateguara, como parte do projeto Conhecer para Proteger, desenvolvido pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA). Até o final de maio, centenas de estudantes da rede pública dos 10 municípios que compõem a Área de Proteção Ambiental (APA) de Murici deverão aprender, através de jogos e brincadeiras, sobre o lugar onde vivem e como contribuir com a manutenção do meio ambiente.

IMAOs estudantes possuem em média faixa etária entre 10 e 20 anos. Além dos jogos, desenvolvem atividades programadas com antecedência. “Eles levam óleo e pilhas usados, radiografias antigas e garrafas pets, fazem paródias musicais dentro da temática e apresentam cartazes. Ao mesmo tempo que brincam e se divertem, aprendem sobre os biomas que existem no estado, a importância deles e a maneira de contribuir com a conservação”, explicou Fernando Veras, diretor de Desenvolvimento e Pesquisa.

As atividades foram iniciadas no dia 19, em São José da Lage, com uma reunião entre os integrantes do Conselho Gestor da APA de Murici e com a participação de moradores daquele município. No dia 24, os estudantes de Flexeiras participaram da gincana e a programação será retomada na próxima semana, dia 03, quando a gincana será levada ao município de União dos Palmares. Os vencedores participam de aula a bordo do barco-escola do IMA, dentro do projeto Navegando com o Meio Ambiente, no Complexo Estuarino Lagunar Mundaú Manguaba.

 “O principal beneficiado, sem dúvida, é o meio ambiente. Essas crianças serão cidadãos mais conscientes”, disse Adriano Augusto, diretor-presidente do IMA.

IMA

A primeira APA a receber o Projeto Conhecer para Proteger foi a de Santa Rita, em dezembro do ano passado. Desenvolvido pelas Diretorias de Unidades de Conservação (DIRUC) e de Desenvolvimento em Pesquisa (Didep), conta com a parceria da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), Conselhos Gestores e o apoio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).

“O Projeto Conhecer para Proteger não será realizado apenas nas APAs de Santa Rita e Murici. Estamos organizando atividades nas outras Áreas”, complementou Ykson Teotonio, chefe da APA de Murici, hoje a maior do estado, com 116.100 hectares. Abrange os municípios de Murici, São José da Laje, União dos Palmares, Ibateguara, Colônia Leopoldina, Novo Lino, Joaquim Gomes, Messias, Branquinha e Fleixeiras.

Primeira Edição © 2011