Projeto Carroceiro Vet Legal tem ações preparadas para o próximo sábado (28) em Maceió

Momento será de ação em prol do tratamento de eqüídeos dos carroceiros em Maceió

26/04/2012 07:50

A- A+

Divulgação

compartilhar:

O Projeto Carroceiro Vet Legal está sendo retomado em Maceió neste sábado (28), das 9h às 14h, no CAIC, situado no bairro do Dique Estrada e conta com o apoio do Curso de Medicina Veterinária da UFAL, Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis (NEAFA), Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e Comissão de Bem-Estar Animal da OAB.

Voltado para o público que sobrevive do eqüídeo de carroça, o projeto tem o intuito de tratar dos animais, de forma a contribuir com a diminuição na disseminação de doenças infecciosas intra-específicas e zoonoses.

De acordo com a presidente do NEAFA, Cristiane Leite, haverá atendimento veterinário especializado, com aplicação de vacinas e outros medicamentos, além de colocação de curativos.

“Iremos orientar e esclarecer os carroceiros com relação ao manejo, bem-estar, alimentação e prevenção nos animais. Além disso, estimularemos a apoiaremos ações comunitárias de educação ambiental”, disse Leite.

Segundo o coordenador do projeto, o professor Pierre Escodro, esta ação que também é realizada no interior do estado, mais especificamente em Santana do Ipanema é a oportunidade para poder promover atividades educacionais e profissionalizantes aos carroceiros e seus familiares.

“O eqüídeo é imprescindível no desenvolvimento sócio-econômico do Estado de Alagoas, pois muitas vezes é a única fonte de renda do carroceiro. Esperamos contar, no evento de sábado com o apoio de comerciantes e voluntários durante as atividades”, ressaltou.

Nas capitais, os carroceiros são vistos como entrave social e agressores do meio ambiente, principalmente devido aos maus-tratos aos cavalos, porém o Projeto Carroceiro Vet Legal do GRUPEQUI-UFAL, tem tentando mudar a dialógica desta discussão, visto que os maus-tratos, em sua maioria, não são resultado da maleficência, mas sim da falta de informação e educação aos carroceiros. Nesta perspectiva o Projeto atua, inclusive tendo o GRUPEQUI-UFAL, a linha de pesquisa Bem-Estar Animal e Sustentabilidade Social.

Primeira Edição © 2011