Viçosa ganha primeira unidade produtiva do Projeto Pais

24/04/2012 13:38

A- A+

Ascom - Viçosa

compartilhar:

A Prefeitura de Viçosa, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, deu início à instalação da primeira unidade produtiva do projeto Produção Agroecológica Integrada Sustentável (Pais), desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com o Sebrae Nacional e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Paraíba (Codevasf).

O Pais consiste na instalação de unidades agroecológicas com tecnologia sustentável e foco na preservação ambiental. Além do cultivo de alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos, a iniciativa estimula o associativismo e a formação de cooperativas para o aumento e a diversificação da produção, fortalecendo a agricultura familiar.

O projeto-piloto, implantado no lote do agricultor familiar José Luís, no Assentamento Dourada, servirá de referência para as outras onze unidades previstas para o município. Técnicos das secretarias de Estado de Agricultura (Seagri), Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Viçosa e Sebrae/AL estão prestando toda a assistência necessária para os produtores rurais beneficiados até que as unidades entrem em funcionamento e se tornem autossuficientes.

Na ocasião, os agricultores receberam instruções sobre a escolha do local onde deverá ser instalada a unidade agrícola e sobre a seleção das culturas de acordo com as condições climáticas e o potencial produtivo da região. O objetivo é reduzir os cursos com a produção e ampliar a comercialização de alimentos naturais em feiras-livres, bares e restaurantes e, inclusive, para programas da Prefeitura, como o Alimentação Saudável nas Escolas e o de Aquisição de Alimentos (PAA).

No início deste mês, as doze comunidades agrícolas contempladas pelo projeto receberam kits contendo caixas d’água, carrinho de mão, mangueiras de irrigação e sementes de maracujá, feijão, milho e hortaliças. Também serão distribuídos pintinhos de um dia para ampliar a área de atuação dos pequenos produtores. As outras unidades irão funcionar nos povoados Pedra Redonda, Pedra de Fogo, Tangil, Minador e Conjunto Santa Ana.

Segundo o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Viçosa, Marcos Domingos, o projeto Pais oferece uma técnica completamente diferente de produção. As áreas de plantio são dispostas em círculos, com 1,20 m de largura cada, um galinheiro central, viveiros de mudas e sistema de irrigação por gotejamento. Além do melhor aproveitamento da área cultivável, esse novo método possibilita a redução de custos, economia de água e energia elétrica, melhoria da qualidade alimentar, bem como a preservação do meio ambiente, através da produção de alimentos saudáveis.

Com as unidades agrícolas em funcionamento, os pequenos produtores serão incentivados a formarem cooperativas e associações para aumentar a produção e expandir as vendas, gerando emprego e renda e melhorando a qualidade de vida dos participantes do projeto. Nos próximos dias, a Semagri dará início à implantação das outras onze unidades.

Primeira Edição © 2011