Servidores da PF criticam declarações de ex-superintendente

24/04/2012 08:56

A- A+

Redação

compartilhar:

Servidores da Polícia Federal emitiram, nesta terça-feira (24), uma nota de repúdio contra as declarações do ex-superintendnete do órgão em Alagoas. 

Leia a nota na íntegra:

Em entrevista a um jornal de grande circulação de Alagoas, o delegado AMARO VIEIRA FERREIRA se defende de pesadas críticas a sua administração dizendo que buscou fazer um trabalho sério o tempo todo, “totalmente responsável”. Segundo o jornal, ele teria declarado textualmente: “E se há alguma insatisfação deve ser porque eu não deixei roubar e não roubei”.

A sociedade há de se recordar que, sob outras administrações, essa mesma equipe, hoje atacada injustamente pelo delegado AMARO VIEIRA FERREIRA, realizou operações do porte das recentes Gabiru e Taturana.

A recente manifestação promovida pelas entidades de classe da Polícia Federal em Alagoas, com direito a café da manhã e fogos, é amparada pelos estritos fundamentos da democracia, previstos pela Constituição Federal, com o intuito de demonstrar para a sociedade alagoana a insatisfação de grande parte do efetivo da Superintendência da PF em Alagoas com a postura adotada pelo então Superintendente Regional, AMARO VIEIRA FERREIRA, altamente centralizadora e engessante das atividades policiais, focada, quase que exclusivamente, em ações de corregedoria, que redundaram na diminuição dos trabalhos operacionais, em especial de grande vulto.

As presentes instituições de classe não são condescendentes com qualquer prática criminosa ou infrações administrativas praticadas por quem quer que seja, ressaltando que a Polícia Federal sempre se notabilizou por cortar na própria carne, o que a fez ser referência de seriedade no serviço público federal. Esta é a linha de conduta encampada por todos os servidores lotados em Alagoas.

Ao se analisar os 17 procedimentos administrativos disciplinares instaurados durante a gestão do Sr. AMARO VIEIRA FERREIRA, não se verificou apuração de envolvimento de servidores em crimes de peculato, corrupção, concussão, roubo, facilitação de contrabando, etc., fato este que vai de encontro, claramente, às declarações feitas por ele na mídia local de que “E se há alguma insatisfação deve ser porque eu não deixei roubar e não roubei”.

Por entender como inverídicas e descabidas as declarações publicadas do ilustre ex-superintendente regional AMARO VIEIRA FERREIRA, vêm a público as entidades representativas de todos os servidores policiais e administrativos da Polícia Federal em Alagoas REPUDIÁ-LAS, e enfatizar que providências serão tomadas junto ao Poder Judiciário, inclusive para apurar a veracidade das declarações atribuídas ao ex-superintendente, e, nesse caso, se houve prevaricação ou condescendência criminosa do aludido gestor, já que, em suas próprias palavras, teria deixado de apurar fatos gravíssimos (envolvimento de servidores em atividade criminosa).

ADPF - Associação dos Delegados de Polícia Federais - Representação em Alagoas
APCF - Associação dos Peritos Criminais Federais - Representação em Alagoas
SINPOFAL - Sindicato dos Policiais Federais em Alagoas
SINPEC-PF - Sindicato Nacional dos Servidores do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal - Representação em Alagoas 

Primeira Edição © 2011