Debates e exposições marcam o mês do índio, no Museu Théo Brandão

20/04/2012 08:57

A- A+

Divulgação

compartilhar:

No mês em que se comemora o Dia do Índio (19) de abril, o Museu Théo Brandão com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) preparou uma programação especial. É o projeto “Abril Indígena”, que está sendo promovido pelo segundo ano consecutivo. O evento acontecerá das 9h às 12h, na próxima quarta-feira (25), no Museu Théo Brandão.

Na programação das comemorações aos povos indígenas, acontecerão palestras sobre a temática indígena, lançamento de DVD, exibição de filmes e apresentações culturais com índios de Alagoas. A programação do projeto comemorativo tem início com a mesa-redonda “Produção etnológica em Alagoas: um balanço histórico”, mediada pelo debatedor Evaldo Mendes, (Ufal), com a participação dos pesquisadores Clóvis Antunes (Ufal), Sílvia Martins (Ufal) e Siloé Amorim (UFPB).

À tarde, das 14h às 17h, acontece a mesa-redonda “Populações Indígenas em Alagoas: territorialidade e educação”, mediada por Siloé Amorim (UFPB), com as participações do Coordenador Regional da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Maceió, Frederico Vieira Campos, do antropólogo do Ministério Público Federal(MPF), Ivan Soares Barros, do técnico pedagógico da Secretária Estadual de Educação (SEE), Gilberto Ferreira e do indígena Xucuru-Kariri, Gecivaldo Soares de Queiroz.

Das 17h às 19h, serão exibidos os filmes e os ensaios fotográficos premiados no “I Festival Théo Brandão de Fotografias e Filmes Etnográficos”, realizado em 2011. Na ocasião, haverá o lançamento do DVD desse festival. Para finalizar a programação, a partir das 19h, o jardim do Museu será palco de apresentação cultural com os grupos indígenas Xucuru-Kariri, de Palmeira dos Índios e Kariri-Xocó, de Porto Real do Colégio.
 

Primeira Edição © 2011