Natura| Cheirinho inconfundível

11/04/2012 13:53

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Assessoria

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Criada na década de 90, uma das linhas mais tradicionais de perfumaria do Brasil, Kaiak, ganha nova fragrância e hoje conta com cinco versões em seu portfólio. Mas como se dá a renovação de uma marca, sem que ela perca sua característica principal?

Quem nunca se lembrou de uma fase ou momento da vida ao sentir ou borrifar aquele conhecido perfume? Isso acontece porque o aroma pode ser um instrumento de autoconhecimento, já que ele pertence a um universo sensorial, emocional, desperta sensações e sentimentos, resgata momentos vividos e nos permite mergulhar em um universo só nosso.

É exatamente assim que o promotor de merchandising, Glemerson Cerqueira, 26, avalia sua paixão por perfumes. “Sou apaixonado por cheiros de perfumes e colônias, pois eles são capazes de nos transportar para momentos de recordação, expressando memórias. Uma das linhas que mais me marcou foi o Kaiak, que uso desde minha adolescência. Ele me remete aos meus tempos de mais novo. Acho isso fantástico”, afirma ele que é morador de Vila Velha, Espírito Santo.

Assim como Glemerson, muitas pessoas têm preferência pela fragrância marcante da linha e isso tem uma explicação na arte da perfumaria. De acordo com a avaliadora olfativa da Natura, Beatriz Tarozzo, cada marca tem a sua assinatura olfativa, o que faz com que todas as fragrâncias dentro de uma marca mantenham suas características peculiares. “Kaiak, por exemplo, tem uma assinatura olfativa de um frescor aquoso que permeia por todas as fragrâncias da marca e que o torna inconfundível”, explica.

Além dessa assinatura que o caracteriza, temos outras notas que o complementam. “O que diferencia as versões de Kaiak são as notas que, dependendo da cor e nome do produto, são combinadas e criadas de acordo com as sensações e sentimentos que queremos transmitir”, completa Beatriz.

Como nasce o perfume
Ela explica os passos para a criação de uma nova fragrância. “Com base no conceito do projeto criamos um briefing com o direcionamento e assinatura olfativa da marca. Esse material traz imagens, cores e palavras-chave para a inspiração dos perfumistas. Eles criam várias opções de fragrâncias que são avaliadas por nós. Em seguida, a fragrância volta para os retrabalhos necessários, sendo por fim testado com os consumidores”, pontua.

O jeito próprio de produzir suas fragrâncias rendeu à Natura o posto de líder em perfumaria no Brasil. A empresa faz uma leitura própria de códigos clássicos da perfumaria fina, criando assim a sua identidade.

As fragrâncias são enriquecidas com óleos essenciais exclusivos, que traduzem a complexidade e a riqueza da biodiversidade brasileira e latina e são verdadeiros “cheiros vivos”. Por trás de cada uma dessas criações, há a presença de uma perfumista exclusiva da marca, Veronica Kato, que tem como principal desafio garantir que tais criações perfumísticas carreguem a identidade da Natura.

Conheça o lançamento de Kaiak:

Kaiak Urbe Desodorante Colônia – fragrância masculina envolvente que traz o frescor dos cítricos e das notas frutadas em contraste com especiarias, madeiras e musk. A colônia transporta o já consagrado DNA olfativo da linha Kaiak à experiência da caminhada pelo cenário urbano sem perder a perspectiva de liberdade e da natureza.

Notas de saída: Limão, mandarina, diidromercenol, menta, nota verde, bergamota, maçã
Notas de corpo: Manjericão, lavanda, gerânio e noz moscada
Notas de fundo: Âmbar, musk, cedro, sândalo, cumarina
Preço Sugerido: R$ 83,60

Outros produtos da linha Natura Kaiak
Além do lançamento, Natura Kaiak possui mais quatro opções de fragrância - Colônia Kaiak Masculino, Kaiak Aventura, Kaiak Pulso, Kaiak Feminino. Todas elas trazem o convite para o movimento, seja para superar distâncias, descobrir-se, buscar o equilíbrio, ou desafiar-se.

Um pouco de história
Os conceitos de perfumação começaram com os egípcios, no ano 3.000 a.C., quando nuvens de fumaça aromática – obtida por meio da queima de raízes e ervas – eram usadas em rituais sagrados. Mas foram os gregos que iniciaram o uso cosmético dos odores por volta do ano 800 a.C.

Desde então, o caminho dos aromas foi percorrido, fazendo parte da história de imperadores, reis, rainhas e toda a nobreza europeia, até que a França estabeleceu-se como o berço mundial das fragrâncias.

E, assim, século após século, o mundo se curva diante dessa divina combinação de essências e se pergunta: Como tanto simbolismo pode caber em apenas um frasco?

Primeira Edição © 2011