Páscoa traz à tona histórias de transformação

Por trás da rede de negócios gerada com a venda de chocolates, donos de pequenos negócios traçam caminhos de superação e amadurecimento

05/04/2012 15:38

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Sebrae

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É chegado o cenário ideal para o mercado de chocolates, permitindo aos empresários lucrarem com esse período, seja na venda de ovos, trufas, bombons ou cestas personalizadas. Assim como a Páscoa tem o sentido de renovação, reflexão e equilíbrio interior, as oportunidades de negócio, geradas a partir dessa data, também revelam esse espírito de transformação.

A empreendedora individual Rose Monteiro é um exemplo de que o chocolate vai além da textura e sabor, mostrando-se uma excelente oportunidade para obtenção de renda e crescimento financeiro. O produto do cacau trouxe, para ela e toda a família, transformação. A menina de 16 anos, que começou a vender trufas na escola para realizar seu sonho de construir um quarto somente para ela, tornou-se a empresária da Showcol Rose, e paga as próprias mensalidades do curso de Administração com o salário da empresa.

Há quase dois anos formalizada, relembra com emoção os primeiros passos. “Eu vendia cerca de 100 chocolates, em 20 minutos de intervalo. Nem sonhava em trabalhar com isso no futuro. Mas quando amadureci, com 19 anos, lembrei dos elogios que recebia com meu chocolate e percebi a grande chance que eu tinha em dar certo nesse ramo. Olhei para os meus pais e, juntos, resolvemos investir na abertura da empresa”, revelou.

Para conquistar mais esse objetivo, de montar o seu próprio negócio, Rose passou a vender chocolates pelas ruas do seu conjunto, atraindo clientes em escolas e empresas da região. Com o dinheiro no bolso, procurou o Sebrae e legalizou sua empresa. Atualmente, vende mais de 200 bombons por dia, nos bairros do Tabuleiro, Farol e Centro, em Maceió, e ainda conta com quatro revendedores, distribuídos em instituições de ensino da capital.

Matéria prima

Para vender produtos de qualidade, é necessário investir na matéria prima. Por isso, a empresária revela a preferência por mercadinhos e bombonieres da região. “Os mesmos chocolates e formas são mais baratos por aqui do que se eu comprasse com fornecedores. Além do preço, o atendimento também é diferenciado. Por comprar à vista e com frequência, sempre ganho bons descontos”, explicou, relembrando o ensinamento de que a verdadeira economia é lucrar na compra, e não na venda.

De acordo com dados do Relatório de 2011 do programa Negócio a Negócio, do Sebrae Alagoas, somente em Maceió, são 22 empresas formalizadas no ramo de bomboniere. No estado, essa categoria envolve mais de 70 estabelecimentos.

Para Robson Alves, consultor do Sebrae Alagoas, o dono de uma bomboniere é aquele que compete diretamente com as grandes marcas do mercado. “Ao mesmo tempo em que fornecem a matéria prima, como chocolates, doces, formas e máquinas, são também pontos de distribuição. A bomboniere vende e compra, principalmente, dos empreendedores individuais e das pequenas empresas. Ou seja, é uma rede de negócios formais, alavancada nesse período de Páscoa”, frisou.

A empresária Rose Monteiro vem se preparando desde o início do ano para a demanda da época. “A mão de obra para a Páscoa é multiplicada e sempre buscamos oferecer produtos ao gosto do cliente, com diversidade e qualidade”, explicou Rose, demonstrando o esforço que sempre teve em concorrer com as marcas tradicionais de chocolates. “O diferente sempre traz estranhamento, mas com persistência e atenção no atendimento, mostramos o nosso potencial”, finalizou.

Com 20 anos de idade, a precoce empreendedora já sabe o segredo do sucesso: planejamento e determinação. Ela tem um plano estratégico com metas, orçamentos, plantas estruturais, modelos de produtos e padronização, tudo para expandir sua empresa. “Quero montar um espaço do chocolate, com uma área para doceria e outra para a montagem de presentes personalizados”, revelou Rose.

E para realizar mais esse sonho, a empresária aproveita a Páscoa para faturar e juntar capital. “Com a proximidade dessa data comemorativa, esperamos produzir mais de 10 mil ovos”, destacou Rose, acrescentando que esse é um dos melhores períodos para o seu negócio. “A época já é um atrativo natural, mas meus cinco mil clientes são um reflexo de um trabalho dedicado e personalizado. Eles querem diferencial, e é isso que oferecemos”, pontuou.

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