'Pai' do skate morre aos 81 anos

Larry Stevenson revolucionou o esporte na década de 60. Ele fazia parte do Hall da Fama, assim como o brasileiro campeão mundial Bob Burnquist

02/04/2012 14:28

A- A+

GLOBOESPORTE.COM

compartilhar:

Considerado o "pai" do skate, Larry Stevenson morreu no domingo, aos 81 anos, em um hospital em Santa Mônica, em Los Angeles, onde morava. Ele tinha Mal de Parkinson. Assim como o brasileiro campeão mundial Bob Burnquist, Stevenson entrou para o Hall da Fama do skate. Mas não por seu desempenho em competições, e sim por tudo o que fez pelo esporte.

Stevenson inventou, em 1969, o "Kicktail", hoje conhecido como "Tail". É a elevação na parte dianteira e traseira do skate que faz com que seja possível executar manobras com mais facilidade. A descoberta revolucionou o esporte.

Salva-vidas na Califórnia, Stevenson via os adolescentes andando de skate nos dias em que o mar não tinha boas ondas, e percebia que era possível desenvolver equipamentos melhores. Na garagem de sua casa, começou a construi-los. Sua loja, Makaha, patrocinou o primeiro campeonato de skate, com cerca de 100 competidores em Hermosa Beach, em 1963.
Como editor da revista "Surf Guide", usou a publicação para divulgar o esporte e aproximá-lo do surfe.

- Ele foi o cara que falou: "posso misturar o surfe com a cultura do skate" - disse Michael Brooke em seu livro "A onda concreta", de 1999.

Primeira Edição © 2011