George Clooney usa satélites para espionar abusos no Sudão

As imagens de Clooney sorrindo ao ser algemado correram o mundo e motivaram discussões sobre a situação no país africano

24/03/2012 08:44

A- A+

Terra

compartilhar:

O ator americano George Clooney e ativistas de direitos humanos elaboraram um projeto que usa imagens de satélites para espionar a movimentação de veículos militares no Sudão, com o objetivo de alertar civis para possíveis ataques das forças leais ao presidente Omar al-Bashir. Segundo reportagem do jornal britânico The Guardian, o Projeto Satélite Sentinela (SSP, na sigla em inglês) usa as imagens de tanques em movimentação para prevenir potenciais abusos aos direitos humanos no país africano.

A existência do projeto foi confirmada por Nathaniel Raymond, diretor do SSP. "Eu conto tanques do espaço para George Clooney", afirmou Raymond, em uma bem-humorada descrição de seu trabalho diário. Segundo Raymond, o projeto foi todo idealizado por Clooney, que visita regularmente o Sudão para denunciar os abusos do governo de al-Bashir.

Inicialmente, o SSP foi concebido para coletar evidências que poderiam ser posteriormente usadas em julgamentos dos líderes sudaneses por crimes de guerra . Entretanto, as imagens eram tão acuradas que passaram a ser utilizadas também para monitorar possíveis massacres e cemitérios clandestinos. O detalhamento das imagens permitiu que os ativistas identificassem o enterro de corpos na cidade de Kadugli, por exemplo.

No dia 16 de março, a causa humanitária de Clooney ganhou repercussão mundial depois que o ator americano foi preso por desordem civil durante um protesto em frente à embaixada sudanesa em Washington, nos Estados Unidos. Clooney fazia parte de uma manifestação que acusava o presidente do Sudão, Omar al-Bashir, de provocar uma crise humanitária e impedir a chegada de alimentos à região de Nuba, na fronteira com o Sudão do Sul. As imagens de Clooney sorrindo ao ser algemado correram o mundo e motivaram discussões sobre a situação no país africano.

Primeira Edição © 2011