Premiado curta-metragem alagoano concorre a troféu de cinema em festival de Pernambuco

23/03/2012 14:00

A- A+

Breno Airan - divulgação

compartilhar:

O jornalista e cineasta alagoano Rafhael Barbosa tem muito a comemorar nessas primeiras investidas de sua carreira – em ambos os segmentos profissionais.

Ele é repórter do Carderno B do periódico Gazeta de Alagoas e recentemente teve o seu curta-metragem “Km 58” selecionado para disputar o Troféu Calunga, no Cine PE Festival Audiovisual, na Mostra Competitiva de Curtas Metragens.

O road movie, que foi um dos vencedores do Prêmio de Incentivo à Produção Audiovisual e o melhor filme da 2ª Mostra Sururu de Cinema Alagoano, narra a história de Miguel, interpretado pelo ator Igor de Araújo.

Como o enredo é de somente 15 minutos, os momentos decisivos da vida do personagem foram compilados, mostrando seu nervosismo ao fugir de algo que ainda não é do conhecimento do espectador.

O roteiro se embasa nos crimes de repercussão no estado e dá mote à imaginação de quem assiste ao curta de ficção.

Evento
O ‘Troféu Calunga’ vai acontecer no período de 26 de abril a 2 de maio, no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

Afora “Km 58”, outros 401 curtas-metragens de todo o Brasil foram selecionados.

O secretário de Estado da Cultura (Secult), Osvaldo Viégas, disse que “este momento mostra a qualidade da nossa produção, o que estimula a incentivar cada vez mais essas iniciativas”.
O diretor do filme, Rafhael Barbosa, afirmou que não existe produção sem fomento – o curta foi patrocinado pelo Governo de Estado de Alagoas e teve produção da Núcleo Zero.

Agonia
Desde o começo, o diretor deixa claro que o protagonista está encrencado – usando recursos como a música e trejeitos do ator – e a falta de diálogo com alguém coloca em xeque o que está para acontecer. O final é impactante. 

Primeira Edição © 2011