Nissan patrocina representante do Brasil em campeonato de taiko no Japãp

Wakaba, de Curitiba (PR), será único grupo estrangeiro a participar do XIV Campeonato Nacional de Taiko Júnior

15/03/2012 11:45

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Com o patrocínio da Nissan, os 15 integrantes do grupo de taiko Wakaba (“folha jovem”, em japonês) representarão o Brasil no XIV Campeonato Nacional Júnior, marcado para 25 de março, na cidade de Maebashi, capital de Gunma, no Japão. O taiko, que significa tambor, é uma das expressões artísticas mais importantes da cultura japonesa.

Criado há oito anos, o Grupo Wakaba é formado por descendentes de japoneses e teve início a partir de uma iniciativa do Sr. Katsuyuka Kajiwara e seus sete filhos. Atualmente, o grupo faz parte do departamento de eventos da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba (Nikkei Curitiba). “O patrocínio da Nissan é muito importante para nós. Sem ele teríamos de fazer outras coisas para arrecadar o que faltava para as despesas da viagem, como rifas, bingos e jantares, e haveria menos tempo para nos dedicarmos aos ensaios”, explica Tatiana Hirayama, integrantes do Wakaba.

Além da competição, o grupo brasileiro - único do torneio de fora do Japão - participará de um treino especial com Yoichi Watanabe, um dos maiores mestres do taiko no mundo, além de conhecer a Federação Japonesa de Taiko e sua mantenedora, a Fundação Japão.

“A possibilidade de viajar para um lugar em que o cenário é completamente diferente proporcionará uma experiência inesquecível para o grupo, principalmente para os que nunca foram ao Japão, terra dos pais, avôs e bisavôs. Esperamos aprender mais sobre o taiko, como organização de eventos e novas técnicas”, revela Tatiana.

Incentivadora das mais diversas formas de arte no Brasil, a Nissan também é patrocinadora do Festival de Teatro de Curitiba e da Bienal Internacional de Dança de Curitiba, marcados para março e abril, respectivamente.

INSTRUMENTO DE GUERRA

Os taikos eram utilizados no Japão feudal para motivar as tropas, marcando o passo da marcha e anunciando comandos. Ao se aproximar ou entrar no campo de batalha, por exemplo, o taiko yaku (tocador de tambor) era responsável por determinar o passo dos soldados.

Nove conjuntos de cinco batidas serviam para levar um batalhão à guerra, enquanto nove conjuntos de três batidas aceleradas seguidas por gritos eram a deixa para avançar sobre o inimigo.

Há vários tipos de taiko. Um deles, nagado-daiko, consiste em duas peças de pele de vaca estendidas e tensionadas sobre um corpo de madeira - atualmente feito de tábuas como um barril. As peles do tsukeshime-daiko, por sua vez, são estendidas sobre anéis de aço e montadas como um sanduíche sobre um corpo menor.

Primeira Edição © 2011