Regente Marin Alsop estreia à frente da Osesp

Considerada a melhor maestrina da atualidade, ela conciliará a tarefa com a direção da Sinfônica de Baltimore, uma das dez melhores dos EUA

08/03/2012 13:00

A- A+

Veja

compartilhar:

A nova-iorquina Marin Alsop, nova regente titular da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), comanda nesta quinta-feira a estreia da temporada de concertos de 2012. Considerada a melhor maestrina da atualidade, Alsop, de 55 anos, conciliará a atividade com o posto de diretora musical da Sinfônica de Baltimore, uma das dez melhores orquestras dos EUA.

Alsop substitui o francês Yan Pascal Tortelier e vai conduzir a Osesp por doze semanas neste ano. Seu contrato com a orquestra é de cinco anos. Tortelier, que entrou no lugar de John Neschling em 2009 e comandou um importante trabalho de transição -- ainda que tenha sido contestado por alguns músicos da Osesp --, não deixará de todo a orquestra. Ele ganha um cargo como "regente de honra".

O concerto de estreia terá nova apresentação na sexta, no sábado e no domingo. No sábado, ele será transmitido ao vivo, direto da Sala de São Paulo, pela internet, às 16h30. Os ingressos para assistir aos concertos, que acontecem na Sala São Paulo, custam de 26 reais a 149 reais. No domingo, a entrada é grátis.

Perfil

Pupila do maestro americano Leonard Bernstein (1918-1990), Alsop mostra bom gosto na escolha do repertório, que inclui compositores canônicos como Brahms e Mahler, e também cuidado com obras de compositores do século XX.

Filha de músicos profissionais, Alsop estudou na Universidade de Yale, mas se transferiu para a Juilliard, onde graduou-se em violino. Conduziu as orquestras de Colorado, Eugene, Richmond e, em 2005, se tornou a primeira regente da história a receber um prêmio MacArthur Fellowship, que premia contribuições espetaculares à criatividade. Começou seu trabalho em Baltimore em 2007 e deve continuar até pelo menos 2015.

Ela foi a responsável pela implantação de projetos como o Webumentary Film Series e a produção de um podcast de música clássica gratuito que pode ser baixado no iTunes, o Clueless About Classical. Ela também organizou um programa educacional para crianças chamado OrchKids, que vai ensinar música a crianças carentes de Baltimore, ideia tirada de um programa da Venezuela.

Temporada

Concebida a partir do tema "Música em Tempos de Guerra e de Paz", a programação contará com 35 semanas de concertos de assinatura, 124 apresentações na Sala São Paulo e a participação de mais de 80 regentes e solistas, dos coros e dos conjuntos de câmara da Osesp.

Haverá ainda série especial, com três programas e nove apresentações, para celebrar o centenário do maestro Eleazar de Carvalho, que dirigiu a Osesp de 1973 até a sua morte em 1996. Entre os solistas convidados, estão András Schiff, Hilary Hahn, Nelson Freire, David Fray, Marc-André Hamelin, Maria João Pires e Louis Lortie.

Primeira Edição © 2011