Semarh e Banco do Nordeste realizam Pré-Conferência Caatinga Rio+20

Pré-Conferência pretende elaborar um documento com necessidades a serem realizadas neste bioma em Alagoas

16/02/2012 08:02

A- A+

Redação

compartilhar:

Nesta quinta-feira (16), Maceió recebe a Pré-Conferência Estadual da Caatinga – A Caatinga Rio+20. O evento acontece desde às 9h, no auditório do Banco do Nordeste, e debate ações de preservação para o bioma da caatinga.

Esse debate é de suma importância, já que a partir dele será elaborado um documento com as principais demandas e recomendações de trabalhos que devem ser realizados neste bioma. Esse documento será enviado à conferência regional prevista para acontecer no mês de maio em Fortaleza, no Ceará. Todos os estados da região Nordeste fizeram ou estão preparando pré-conferências para que suas demandas sejam levadas à conferência regional.

Em Alagoas, o tema escolhido foi a caatinga devido à grande presença do bioma no Estado, ocupando 35% do território alagoano. A mata branca, como é conhecida, tem sido altamente devastada e hoje tem apenas 11% de sua vegetação original preservada no Estado.

Nesta manhã, a bancada da Caatinga Rio+20 foi formada pelo Superintendente do Banco do Nordeste em Alagoas, José Expedito Neiva; pelo deputado Judson Cabral; o também deputado Inácio Loiola; e pelo Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Ivã Vilela.

Durante todas as apresentações, o público foi apresentado a importância deste bioma para o Estado, ao problemas que a caatinga enfrente, como a desertificação, a biodiversidade desse ecossistema e a importância do documento que será elabora através desta pré-conferência.

Já palestraram a gerente de Desenvolvimento territorial Banco do Nordeste, Márcia Teixeira, que apresentou a Pré-Conferência, o superintendente do meio amabiente da Semarh e o membro da Comissão de Combate à Dersertificação, Anivaldo Miranda e Marcelo Ribeiro, respectivamente.

Divulgação/Facebook

Até o final da tarde, outras palestras devem ser ministradas poor diversos especialistas na área ambiental.

A Semarh, junto com o Banco do Nordeste, vem coordenando o processo de mobilização para a Pré-Conferência. No evento, estarão presentes o superintendente do Banco do Nordeste em Alagoas, José Expedito Neiva, e o secretário do Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Ivã Vilela, além de deputados, pesquisadores e representantes do setor produtivo eda sociedade civil.

Confira a Programação Completa da Caatinga Rio+20

9h05 - formação da mesa e fala das autoridades

09h50 - Palestra: Apresentação da Conferência Regional, com Márcia Teixeira (ger. Desenvolvimento territorial Banco do Nordeste)

10h00 - Palestra: "Políticas públicas no bioma caatinga", com Anivaldo Miranda (superintendente do meio ambiente/Semarh) e Marcelo Ribeiro (membro da Comissão Nacional de Combate à Desertificação)

10h20 - Palestra: "A sociedade civil e o combate à desertificação e a mitigação do efeito das secas", com Ricardo Ramalho (especialista em sistemas agroecológicos)

11h - Palestra: " O Instituto Xingó e as Inovações Tecnológicas, com o deputado Inácio Loiola

11h20 - Palestra: "possibilidades de desenvolvimento sustentável, na perspectiva orçamentária de 2012", com o deputado Judson Cabral

13h40 - Apresentações: Experiências Exitosas no Bioma Caatinga, com as entidades: ASA, Visão Mundial e Cáritas

13h50 - Apresentações: Experiências Exitosas no Bioma Caatinga, com Eco Engenho

14h - Apresentações: Experiências Exitosas no Bioma Caatinga, com EDS

14h10 - Apresentações: Experiências Exitosas no Bioma Caatinga, com Instituto Xingó

14h20 - Encaminhamentos à Conferência Regional: indicação das comissões de trabalho, mobilização e inscrição dos delegados, definição de produtos e/ou práticas que farão parte da conferência.

*Com Semarh
 

Primeira Edição © 2011