Governo acompanha atividades contempladas por convênio federal

Resultados serão apresentados em Brasília, nesta quarta-feira (8)

07/02/2012 16:11

A- A+

Ascom/Seplande

compartilhar:

Técnicos da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) realizaram, na última segunda-feira (6), uma visita técnica aos municípios de Batalha, Maravilha e Pão de Açúcar, no sertão de Alagoas, com a finalidade de avaliar a atual situação das ações contempladas pelo convênio entre o Governo de Alagoas e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Os resultados desta atividade serão apresentados nesta quarta-feira (8), em Brasília.

Esse convênio foi lançado em 2008, pelo então presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, e está inserido no Compromisso Nacional pelo Desenvolvimento Social (CNDS). Em Alagoas, o projeto é executado pela Seplande e visa estabelecer oportunidades de inclusão produtiva ao público alvo do projeto Bolsa Família/Cadastro Único.

No estado, o convênio desenvolve um trabalho dividido em três metas específicas, que englobam o Arranjo Produtivo Local (APL) Ovinocaprinocultura, são elas: o beneficiamento de 150 produtores da Cooperativa de Agricultores Familiares do Sertão de Alagoas (Cafisa); o aprimoramento das atividades da Associação de Artesãos de Couro de Batalha (Associação Sertaneja) e ações na Natucapri, que recentemente formalizou sua transformação em cooperativa.

O superintendente de Desenvolvimento Regional e Setorial da Seplande, Michael Chinelato, considera que as ações desenvolvidas pelas entidades estão em constante avanço e já estão preparadas para novos investimentos. “As visitas tiveram o objetivo de acompanhar de perto o andamento das atividades contempladas pelo convênio e constatamos que elas estão evoluindo acima do esperado”, declarou.

Investimento

O recurso do convênio entre o Governo de Alagoas e o MDS foi dividido em dois depósitos, o primeiro foi realizado em junho de 2009. O valor global do convênio é de R$ 3.615,534 milhões, sendo 10% empenhado pelo Estado.

De acordo com o superintendente da Seplande, Michael Chinelato, a segunda parte do recurso deve estar sendo depositada ainda neste primeiro semestre. “Vamos apresentar os resultados das atividades para dar celeridade à segunda etapa do convênio”, disse.

Apresentação dos resultados

Nesta quarta-feira (8), o superintendente de Desenvolvimento Regional e Setorial da Seplande, Michael Chinelato, participará de uma reunião com representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, em Brasília.

O encontro tem como objetivo apresentar os resultados das ações das três entidades contempladas pelo convênio e contará com a participação da gerente de Elaboração de Projetos da Seplande, Dayse Kahet, e de representantes do MDS, Henrique Salles e Daniela Prado.

Primeira Edição © 2011