Tudo começou com o Alagoas Mais Peixe

Aquicultura desenvolvida no povoado de Cachoeira ajudou a desenvolver município

30/01/2012 05:55

A- A+

Divulgação

compartilhar:

O Programa Alagoas Mais Peixe, da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepaq) está presente em 19 módulos no Estado. O povoado Cachoeira, no município de Teotônio Vilela foi um dos primeiros implantados e já tem muito a comemorar. Além da comunidade ter aumentado sua renda, com o cultivo e venda de peixes, tudo ao redor, transformou-se ou foi criado. Na sexta-feira (27), foi inaugurada uma igreja. A obra veio completar a sequência de benfeitorias no local, que já somam um posto médico, uma ambulância e uma horta comunitária.

Para o secretário do órgão, Regis Cavalcante, é satisfatório observar o que a aquicultura, por meio do Programa Alagoas Mais Peixe, trouxe ao Povoado. “Ouvimos depoimentos de que desde a implantação do Programa, a vida deles começou a mudar. Muitos pensavam em sair daqui para tentar a vida na cidade, mas com o cultivo de peixes, abandonarem o campo, seria um mau negócio”, comentou o secretário.

O superintendente de desenvolvimento da aquicultura, Edson Maruta e a Diretora de aquicultura Continetal, Patrícia Carneiro, ambos da Sepaq, participaram da celebração em ação de graças pela nova igreja. O Arcebispo da diocese, Dom Valério, presidiu a missa e destacou como o povoado de Cachoeira evoluiu. “O Alagoas mais Peixe só veio somar. Além de trabalharem perto de suas casas e agregarem mais renda as suas economias, as pessoas não se sentirão abandonadas, porque irão exercer sua fé, aqui na igreja”, completou.

Na solenidade, após a missa, o prefeito de Teotônio Vilela, Peu Pereira, comentou a parceria acertada entre o governo do Estado, por meio da Sepaq e a Usina Coruripe. Pereira afirmou ainda, que com todas as obras construídas, o povoado renasceu.

O Coordenador de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Usina Coruripe, Valdir Gomes Costa, acompanhou o início do projeto e foi um grande colaborador do Programa. “Posso dizer que o Alagoas Mais Peixe abriu um leque para todas as outras ações aqui em cachoeira, tais como a horta comunitária e o projeto da horta hidropônica, entre outras obras”, falou. 

Primeira Edição © 2011